Festa começou à noite e só terminou na manhã deste sábado.
1 / 17
O mundo do terror, nas imagens do cinema ou na imaginação, e o samba, o mais tradicional ritmo brasileiro, marcaram a primeira noite de desfiles das escolas de samba da cidade brasileira de São Paulo, que começaram na noite desta sexta-feira e só terminaram com o sol já alto na manhã deste sábado. Pelo Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, também passaram muitas mulheres bonitas, caprichando na sensualidade tanto as que desfilaram nas escolas de samba, entre elas famosas como as actrizes Ellen Rocche e Viviane Araújo, quanto anónimas que nas arquibancadas assistiram a tudo até ao último minuto com um entusiasmo que nem o passar das horas nem o cansaço fizeram esmorecer.
As imagens de terror, algumas mais assustadoras, outras mais sofisticadas e até algumas com recurso a tecnologia, deram o tom a todo o desfile da Escola de Samba Independente Tricolor, formada por adeptos do clube de futebol São Paulo, que este ano estreou no primeiro escalão dos desfiles apresentando um enredo sobre a história do cinema de terror, com uma homenagem especial ao realizador Zé do Caixão, um ícone do género no Brasil. A Independente Tricolor foi a primeira escola a desfilar, ainda na noite de sexta-feira, mas o terror voltou a estar presente, com máscaras assustadoras, esqueletos e outros símbolos, em alas ou carros alegóricos de outras três escolas de samba, a Académicos do Tatuapé, campeã no ano passado, a Académicos do Tucuruvi e a Rosas de Ouro.
O samba, por seu turno, foi destaque em duas escolas de samba, que lhes dedicaram os seus enredos e mostraram, pela adesão do público às letras entoadas pelos passistas, que o centenário ritmo levado para o Brasil pelos escravos africanos está cada vez mais vivo. A Escola de Samba Unidos do Peruche homenageou no seu enredo o lendário sambista Martinho da Vila, que completa 80 anos segunda-feira e desfilou no alto do último carro alegórico sob uma chuva de aplausos contínuos, enquanto a Mancha Verde, escola de samba formada por adeptos do clube de futebol Palmeiras, relembrou a trajetória de outro ícone do samba, o grupo Fundo de Quintal, com os seus atuais integrantes a desfilarem também e igualmente a serem homenageados pelo público que lotava as arquibancadas.
A Académicos do Tucuruvi, tradicional escola de samba da zona norte da cidade, fez um desfile bonito e técnico mas meramente simbólico, pois não será pontuado pelos jurados, desenvolvendo sob muitos aplausos emocionados um enredo sobre os grandes museus do mundo. Dia 4 de Janeiro um incêndio de grandes proporções destruiu o barracão da escola e mais de 90% das fantasias e dos carros alegóricos da agremiação, e por acordo entre as outras escolas e a entidade que rege o Carnaval de São Paulo ela não poderá ser rebaixada este ano.
Vencedora no ano passado, a Escola de Samba Académicos do Tatuapé levou para a avenida um enredo desenvolvido de forma bem harmoniosa sobre as famosas belezas naturais, a gastronomia e a música do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil, tendo arrepiado e empolgado o público com as chamadas "paradinhas" dos seus ritmistas, que paravam de tocar de repente, enquanto os milhares de passistas da escola e o público continuavam a cantar o samba. A Rosas de Ouro, uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo, voltou a mostrar que não brinca em serviço desenvolvendo um riquíssimo enredo sobre a vida dos camionistas, dando especial ênfase à importância do fenómeno da música sertaneja no dia a dia de quem vive nas estradas transportando as riquezas do Brasil.
Última escola a desfilar nesse primeiro dia, já na manhã deste sábado, a Tom Maior levou para o Sambódromo do Anhembi as histórias de duas Leopoldinas famosas, a Imperatriz Leopoldina, mulher do Imperador D. Pedro, e a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, uma das mais conceituadas do Rio de Janeiro. Na madrugada deste sábado para domingo desfilarão as outras sete escolas do principal grupo de São Paulo, X-9 Paulistana, Império da Casa Verde, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Dragões da Real e Vila Maria.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.