page view

Tesla vai descontinuar os carros Model S e X e focar-se na robótica

Fábrica dedicada aos modelos S e X vai ser convertida para a produção do Optimus, o robô humanoide da Tesla.

29 de janeiro de 2026 às 16:03

A Tesla vai pôr fim à produção dos seus modelos históricos Model S e Model X, numa decisão que confirma uma mudança estratégica profunda da empresa liderada por Elon Musk, cada vez mais focada na inteligência artificial e na robótica. O anúncio foi feito pelo próprio Musk durante a mais recente chamada com investidores, onde afirmou que a produção destes veículos deverá terminar já no próximo trimestre.

“Chegou a hora de encerrar os programas do Model S e do Model X”, disse Elon Musk. “Esperamos encerrar a produção do S e do X no próximo trimestre.”

Segundo o CEO, a fábrica de Fremont, na Califórnia, EUA - atualmente dedicada aos modelos S e X - será reconvertida para a produção do Optimus, o robô humanoide da Tesla, que Elon Musk considera poder vir a ser “o maior produto de sempre”, de acordo com o jornal The Guardian.  

Esta decisão surge num contexto de queda significativa das vendas de veículos da marca e de um ano descrito pela própria empresa como caótico. No relatório financeiro mais recente, a Tesla reconhece estar numa fase de transição “de um negócio centrado em hardware para uma empresa de inteligência artificial física”.

Apesar das dificuldades no setor automóvel, a Tesla conseguiu superar as expectativas em Wall Street. A empresa registou lucros por ação de 0,50 dólares no quarto trimestre, acima dos 0,45 previstos, e receitas de 24,9 mil milhões de dólares (20,8 milhões de euros), ligeiramente superiores às estimativas dos analistas. Ainda assim, a empresa reportou uma queda anual de 3% nas receitas totais, a primeira da sua história.

As receitas provenientes do setor automóvel caíram 11% em termos homólogos em 2025, enquanto as entregas de veículos no quarto trimestre registaram um recuo de 16%, penalizadas sobretudo pela quebra acentuada da procura na Europa.

Face a este cenário, Musk tem reforçado a aposta em projetos como os robôs Optimus e os Robôs Táxis autónomos, apesar de estas tecnologias ainda não estarem amplamente disponíveis nem gerarem lucros. A Tesla planeia iniciar a produção do Optimus antes do final de 2026 e começar a vendê-lo ao público em 2027. A empresa revelou ainda um investimento de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros) na xAI, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk.

O diretor financeiro da Tesla, Vaibhav Taneja, anunciou também que o investimento em capital da empresa deverá atingir os 20 mil milhões de dólares (cerca de 16,8 mil milhões de euros), um valor muito superior ao antecipado por vários analistas.

Apesar da recuperação recente do valor das ações, impulsionada pelo entusiasmo do mercado em torno da inteligência artificial, alguns produtos da Tesla continuam a enfrentar dificuldades. O Cybertruck, elogiado por Musk como “o melhor veículo alguma vez produzido pela Tesla”, registou uma queda de 48% nas vendas no último ano.

Ao mesmo tempo, a empresa enfrenta uma concorrência crescente, sobretudo da chinesa BYD, que ultrapassou a Tesla como o maior fabricante mundial de veículos elétricos, registando um crescimento de 28% nas vendas em 2025 graças a modelos mais acessíveis.

Com o abandono dos modelos S e X, a Tesla encerra um capítulo da sua história e reforça a aposta num futuro cada vez mais distante do automóvel tradicional e mais próximo dos robôs.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8