page view

Três mortos em queda de avião na Austrália

Avião caiu logo após a descolagem, de acordo com as autoridades australianas. Foi iniciada uma investigação para se apurarem as causas do sucedido.

11 de outubro de 2025 às 11:44

Três pessoas morreram num acidente de avião no Aeroporto de Shellharbour, em Nova Gales do Sul, na Austrália. O avião caiu logo após a descolagem, de acordo com as autoridades australianas em declarações à estação de radiodifusão pública do país. A aeronave deflagrou em chamas depois de embater no solo. 

Entre as vítimas estão Andrew Connors, de 55 anos, e a esposa Julianne, de 54. O avião descolou pelas 10h00 locais (01h em Lisboa) seguia para Bathurst, a cerca de 200 quilómetros de Sydney, de acordo com o inspetor-chefe, Aaron Wunderlich. O proprietário do avião privado, amigo próximo do casal, também estava a bordo da aeronave quando se deu o acidente, informaram as autoridades. 

Australianos morrem em queda de avião; as vítimas tinham 50 e 60 anos
Australianos morrem em queda de avião; as vítimas tinham 50 e 60 anos FOTO: Facebook

O casal tinha dois filhos, com cerca de 20 anos, sendo que um deles se deslocou ao aeroporto por não ter notícias dos pais "há algum tempo", relata a estação pública australiana. 

No local do acidente estiveram dezenas de elementos do corpo de Bombeiros de Restage de Nova Gales do Sul, segundo os dados revelados pelas autoridades.

"É justo presumir que algo aconteceu de errado de forma muito rápida, já que a aeronave tinha acabado de descolar", referiu o comissário-chefe das operações, Angus Mitchell, em entrevista à ABC Australia.

"O avião saiu da pista e subiu a cerca de 30 metros de altitude. As testemunhas dizem que a aeronave mergulhou com a asa esquerda para baixo e entrou em contacto com a pista", referiu o inspetor Wunderlich em declarações ao meio australiano, news.com.au.

A investigação no que toca às causas do acidente ficou a cargo da Agência Australiana de Segurança nos Transportes.

A deputada local, Katelin McInerney, classificou a notícia como "devastadora".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8