page view

Trump criticado por não condenar racistas

Até Ivanka Trump disse que “não há lugar nos EUA para racistas, supremacistas e nazis”.

14 de agosto de 2017 às 08:23

O presidente Donald Trump foi ontem duramente criticado por não condenar diretamente a violência de militantes racistas e supremacistas brancos que no sábado fez um morto e dezenas de feridos em Charlottesville, na Virgínia.

Até a filha e conselheira, Ivanka Trump, se juntou às críticas, ao escrever no Twitter que "não há lugar nos EUA para racistas, supremacistas brancos e neonazis".

Numa curta declaração, no sábado à tarde, o presidente dos EUA condenou a violência "de todos os lados", sem se referir especificamente aos atos de violência cometidos por grupos extremistas de direita, incluindo o atropelamento deliberado de um grupo de contramanifestantes por um supremacista branco, que causou a morte de uma mulher e ferimentos noutras 19 pessoas.

"É importante que o país ouça o presidente chamar as coisas pelo seu nome: isto foi um ataque terrorista doméstico levado a cabo por supremacistas brancos", afirmou o senador republicano Marco Rubio.

Perante a avalanche de críticas de todos os setores, a Casa Branca esclareceu ontem que o presidente pretendeu com a sua declaração "condenar todas formas de violência, preconceito e ódio, incluindo supremacistas brancos, Ku Klux Klan, neonazis e outros grupos extremistas".

Condutor assassino já foi detido

Foi acusado de homicídio em segundo grau e atropelamento e fuga, e poderá ainda ter de responder por crime de ódio. Antes do ataque desfilou ao lado da milícia Vanguarda Americana, que já garantiu que ele não pertence ao grupo.

Clinton denuncia "incitamento ao ódio"

PORMENORES 

Confrontos ferem 15

Além do atropelamento deliberado que fez um morto e 19 feridos, outras 15 pessoas ficaram feridas nos violentos confrontos entre extremistas de direita e militantes antifascistas.

‘Heli’ cai e mata polícias

Um helicóptero que participava nas operações de segurança despenhou-se por motivos ainda não apurados, causando a morte de dois polícias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8