Candidato republicano regressa à Casa Branca como 47.º presidente dos Estados Unidos da América.
“Vai ser a nova era dourada da América” O primeiro discurso de Donald Trump a declarar vitória
Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos EUA e regressa à Casa Branca, quatro anos depois, como o 47.º presidente. "É uma vitória política nunca antes vista no nosso país", sublinhou no discurso de vitória, ainda antes de ter atingido os 270 votos eleitoriais que firmariam a vitória.
Depois de ter conquistado os 'swing states' Carolina do Norte, Georgia e Pensilvânia, carimbou o regresso à Sala Oval com a vitória no estado do Wisconsin.
No discurso de vitória, perante milhares de apoiantes que se encontravam reunidos no Centro de Convenções de Palm Beach, no estado da Florida, o magnata nova-iorquino afirmou querer "unir o país", "ajudar o país a curar-se" e garantiu que esta será "uma nova era dourada" para os EUA.
Este foi o maior movimento político que alguma vez se viu nos EUA
Candidato republicano
“Este foi o maior movimento político que alguma vez se viu nos EUA. Vamos ajudar o nosso país a sarar. Vamos arranjar o nosso país”, sublinhou.
Trump falou ao lado da mulher, Melania Trump, que já apresentou como "primeira-dama", do candidato a vice-Presidente, J.D. Vance, e do presidente da Câmara dos Representantes.
O republicano destacou, ainda, o facto de o partido ter recuperado, quatro anos depois, a maioria do senado.
No discurso de vitória, parabenizou ainda J.D. Vance, que agradeceu a Trump por o ter colocado naquela "incrível jornada". "Na liderança de Trump, não vamos deixar de lutar pelos vossos sonhos. Vamos regressar economicamente mais fortes”, prometeu o 'vice'.
“É tempo de voltar a unir o país”
Candidato republicano
Donald Trump deixou ainda um agradecimento aos eleitores e às figuras que apoiaram a sua candidatura, em especial a Elon Musk, a quem não poupou elogios. "Temos de proteger os nossos génios, não temos assim tantos", frisou.
O candidato sublinhou que vai recompensar os apoiantes e que “nada o vai impedir de cumprir a palavra junto do povo”.
“É tempo de voltar a unir o país”, insistiu.
Mundo reage à eleição do próximo presidente dos EUA
Assim que Donald Trump declarou vitória, o mundo começou a reagir à eleição do republicano. Em Portugal, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou “felicidades no novo mandato, na afirmação da relação transatlântica, da Democracia e os Direitos Humanos, a construção da Paz e do Progresso sustentáveis”. Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse esperar "trabalhar em estreita colaboração" com os EUA, mantendo, assim, a "relação sólida e de longa data" entre os dois países, tanto a nível bilateral como com a NATO.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.