Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Tsunami chega enfraquecido às Filipinas, Indonésia e Havai

O tsunami gerado pelo sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter registado na costa nordeste do Japão chegou esta sexta-feira, já durante a noite, às costas filipinas, indonésias e do Havai enfraquecido sob a forma de ondas com menos de um metro.
11 de Março de 2011 às 15:57
Grande tsunami assolou o Japão após violento sismo
Grande tsunami assolou o Japão após violento sismo FOTO: EPA

Nas Filipinas, o tsunami chegou seis horas após o sismo e com ondas com cerca de um metro de altura, indicaram fontes oficiais.           

Durante o dia, milhares de habitantes fugiram de casa nas zonas costeiras com destino aos centros de acolhimento montados pelas autoridades, que mantêm um alerta de tsunami de nível dois numa escala de cinco em 19 províncias do arquipélago.          

Na Indonésia, as autoridades levantaram o alerta de tsunami depois da chegada deste sob a forma de ondas com apenas dez centímetros de altura.           

A Indonésia está particularmente atenta aos riscos de tsunami depois de um outro, a 26 de Dezembro de 2004, gerado por um sismo de 9,3 na escala de Richter, ter provocado pelo menos 168 mil mortos no país e dezenas de  milhares de outros no oceano Indico.              

As primeiras ondas do tsunami gerado pelo sismo chegaram às costas do Havai sob a forma de ondas com cerca de dois metros de altura.           

O centro de alerta de tsunamis do Pacifico precisou que as primeiras ondas tinham sido vistas cerca das 03h24 horas (13h24 em Lisboa) em Waianae, pouco antes de chegarem a Waikiki, a praia de Honolulu, a capital do Estado norte-americano no Pacífico.          

Os habitantes das zonas costeiras do Havai foram retirados durante a noite.   

tsunami sismo japão havai filipinas indonésia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)