page view

Tufão Muifa fecha aeroportos e encerra navegação marítima em Xangai

13 mil pessoas retiradas de ilhas e pontos turísticos. Autoridades preparam-se para o pior.

14 de setembro de 2022 às 20:38

O tufão Muifa, que está a atingir a China, obrigou ao cancelamento, esta quarta-feira, de todos os voos para os dois aeroportos internacionais de Xangai. Este é já o 12º ciclone a atingir a China continental este ano e as autoridades esperam que seja o mais poderoso.

Meteorologistas locais referem que o Muifa chegou como um forte tufão às 20h30, poderoso o suficiente para em teoria derrubar árvores, danificar casas e derrubar linhas de energia.

Espera-se que o tufão atravesse as águas da baía de Hangzhou e que se mova para terra por volta da meia-noite, perto de Xangai. Ondas até cinco metros de altura estão previstas também na segunda cidade da Xangai. Como medida preventiva, em algumas áreas foram instalados centros de evacuação temporária. A televisão estatal chinesa também informou que "é esperada chuva extraordinariamente forte" durante a noite em toda a costa leste do pais, caracterizada por ser densamente povoada.

Já em Ningbo, uma cidade a sul de Xangai, as escolas foram fechadas e foi emitido um alerta vermelho, o de maior risco climático da China. A agência meteorológica chinesa alertou, por sua vez, que "as áreas afetadas devem prestar atenção à prevenção de inundações repentinas e desastres geológicos que podem ser causados por fortes chuvas".

Quase 7400 navios comerciais procuraram abrigo nos portos da província de Zhejiang, depois das autoridades ordenarem o regresso ao cais antes da tempestade. Noutros pontos do país, cerca de 13 mil pessoas que estavam em ilhas e locais turísticos tiveram que ser retiradas, adiantou a TV estatal.

Nos próximos dias, o tufão espalhar-se-á pela China e pode vir a afetar 12 das 31 províncias do país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8