page view

Voz das mulheres proibida em espaços públicos do Afeganistão. Talibãs aumentam repressão

Não vão poder cantar, recitar ou falar para um microfone e são também obrigadas a cobrir, na totalidade, o rosto com o véu facial.

23 de agosto de 2024 às 18:01

Os Talibãs, no governo do Afeganistão, proibiram o som da voz das mulheres em espaços públicos e proibiram as mulheres de olhar para homens que não sejam da sua família. As medidas estão incluídas na alteração da lei da Moralidade, avança o El País

As mulheres não vão poder cantar, recitar ou falar para um microfone e são também obrigadas a cobrir, na totalidade, o rosto com o véu facial.

De acordo com o documento com mais de 100 páginas e 35 artigos, as mulheres têm de cobrir o rosto e o corpo para evitar "causar tentação" e "não devem usar roupas atraentes, apertadas ou reveladoras".

Estão ainda proibidas de usar cosméticos ou perfume, para que não imitem "o estilo de vestuário das mulheres não muçulmanas".

As mulheres que não estejam acompanhadas por um homem não podem andar de transportes públicos, e os condutores destes meios devem mesmo recusar a entrada delas.

"A aplicação da Shari'a [lei islâmica] e do hijab é a nossa linha vermelha. Não podemos negociar com ninguém sobre estes assuntos", disse o Ministro da Virtude e dos Vícios, Mohammad Khalid Hanafi.

Segundo o El País, o documento inclui também restrições para os homens: não podem ver, nem dirigir-se a mulheres com quem não tenham laços de parentesco. Estão proibidos de usar gravata, aparar a barba abaixo do comprimento de um punho e pentear o cabelo.

As sanções para qualquer uma destas infrações incluem "conselhos, avisos de castigo divino, ameaças verbais, confisco de bens, detenção de uma hora a três dias em cadeias públicas e qualquer outra punição considerada apropriada", diz o Ministério da Justiça.

Se estas medidas não conseguirem corrigir o comportamento do indivíduo, este será remetido para os tribunais para que sejam tomadas outras medidas.

Esta é a primeira declaração formal de leis "sobre o vício e a virtude" desde que o grupo fundamentalista tomou o poder pela força em agosto de 2021.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8