page view

YouTube alerta para campanha de 'phishing' com vídeo gerado por IA

Campanha utiliza a imagem do presidente executivo para notificar supostas alterações ao sistema de monetização.

05 de março de 2025 às 17:31

O YouTube alertou os criadores de conteúdos para uma campanha que utiliza a imagem do presidente da plataforma, Neal Mohan, num vídeo gerado por inteligência artificial (IA) com o objetivo de os enganar, revela esta quarta-feira a agência Europa Press (EP).

De acordo com a agência noticiosa, "o YouTube e os seus funcionários nunca deverão contactá-lo ou partilhar informações através de um vídeo privado", afirmou a plataforma na sua página de ajuda, em reposta à ameaça representada por uma nova campanha de 'phishing' dirigida aos criadores de conteúdos.

Esta campanha utiliza a imagem do presidente executivo (CEO), Neal Mohan, num vídeo gerado por IA para notificar supostas alterações ao sistema de monetização, sendo que este tipo de ação inclui ligações que podem levar a 'sites' fraudulentos a partir dos quais é possível roubar as credenciais de início de sessão da conta.

"Muitos golpistas visam ativamente os criadores e tentam encontrar formas de se fazerem passar pelo YouTube, tirando partido das funcionalidades da plataforma para se ligarem a conteúdos maliciosos", refere a empresa citada pela EP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8