page view

"A situação na sala oval da Casa Branca foi planeada?". "Não sei", responde Zelensky

Presidente ucraniano prestou as primeiras declarações depois da discussão na Casa Branca.

Atualizado a 01 de março de 2025 às 08:50

Zelensky disse que respeita Donald Trump e recusou-se a pedir desculpa ao presidente dos EUA pela discussão desta sexta-feira à tarde, na Sala Oval, na Casa Branca.

O presidente ucraniano explicou que "a Ucrânia está pronta para a paz" e que, para isso, precisa de "garantias de segurança", afirmou, em entrevista à Fox News, esta sexta-feira. "Ninguém quer terminar a guerra mais do que nós", acrescentou o presidente, contrariando o que Donald Trump escreveu na rede social Truth Social. 

Apesar da tensão desta sexta-feira, Volodymyr Zelensky quer continuar a contar com o apoio dos Estados Unidos. "É otimo se a América ficar connosco", referiu, chegando mesmo a admitir que "será difícil vencer (a guerra) sem o apoio dos EUA".

Quando questionado sobre uma possível resignação ao cargo de presidente da Ucrânia, Zelensky esclarece: "A minha saída depende apenas de povo ucraniano".

O presidente da Ucrânia foi também questionado acerca da natureza do encontro e sobre se se trataria de uma situação planeada. "A situação na sala oval da Casa Branca foi planeada?", questionou o jornalista da Fox News. "Não sei", respondeu Zelensky.

Volodymyr Zelensky confessou ter dito a Trump para não confiar em Putin e realçou que a Rússia já ocupou territórios onde estão empresas americanas. "Queria o presidente Trump mais no nosso lado [do que do russo]", disse o presidente ucraniano. 

Em entrevista à Fox News, o presidente ucraniano prestou as primeiras declarações depois da discussão na Casa Branca com JD Vance e Donald Trump. Zelensky acabou por abandonar a Casa Branca mais cedo do que o previsto, sem assinar o acordo sobre os minerais. 

Publicada originalmente a 28 de fevereiro de 2025 às 23:12

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8