Francisco José Viegas

Escritor

Blog

06 de maio de 2016 às 01:45
Partilhar

Portugal é um país liberal, mas nunca foi um país de liberais; ou seja, atrás da cortina existe, periódica ou permanentemente, a tentação de estabelecer pequenas ditaduras.

A do sistema educativo é uma delas, herdeira do jacobinismo vintista ("Portugueses, não me obrigueis a libertar-vos pela força!", ameaçava D. Pedro IV, antes da guerra civil), da República do PRP e de Afonso Costa, e do salazarismo.

Pub

Para lá da discussão sobre os "contratos de associação" e o papel do ensino particular e cooperativo, a tentação de uniformizar e de pôr o Estado a dirigir todo o aparelho educativo é enorme.

Manual escolar único, todo o poder à escola do Estado, conceber a escola não-estatal como um pecado social – esta trindade não é inocente e antecede o momento em que sovietes improvisados determinarão o que é correto ensinar-se em matéria de História, por exemplo, e em que os professores serão instrumentos da ação educativa e política do Estado (será a segunda fase, mas está no programa).

Para a nova geração de incumbentes, a escola é uma das divisões do aparelho ideológico do Estado. É gente bem-intencionada e perigosa.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar