page view
Carlos Anjos

Carlos Anjos

Presidente da Comissão de Proteção de Vítimas de Crimes

Noite de touros na Feira de Maio da Moita

28 de maio de 2017 às 00:30

Uma noite agradável, um cartel ambicioso, na feira de Maio da Moita, esperava-se mais público, mais ambiente. Ainda assim uma casa agradável cerca de três quartos, gente com afición, mas dado o cartel, ficou algum amargo de boca. O empresário Rafael Vilhais merecia um pouco mais e a festa também.

 

1º Touro da Ganadaria de Maria Guiomar C. Moura acusou na balança 540 quilos

e foi lidado por Diego Ventura

Diego Ventura recebe bem o touro, dobrando-se bem com ele, bregando em pouco mais de um metro quadrado, num desenho em que cavalo e touro, fazia quase um círculo. Cravou os dois compridos da ordem e foi mudar de cavalo.

Regressa à arena montando o cavalo Nazarí um dos seus cavalos estrela. Crava quatro curtos, onde este muito melhor na preparação dos ferros e na brega a duas pistas que se lhe seguia do que na cravagem dos ferros. Uma lide onde a preparação e brega foi excelente. Se o momento da cravagem dos ferros tivesse sido igual à qualidade da brega, teria sido uma lide de exceção. Mas isto, era difícil, num touro que se parava no momento de investir para o cavalo, dificultando assim o trabalho de Ventura, que por vezes ficava sem touro e tinha de adiar a reunião, segundos que levavam a que o ferro não tivesse o brilho esperado.

Ventura ia embora, mas o público pede mais um ferro que Manuel Gama, o diretor de corrida autoriza. Vai então buscar o cavalo Remate e coloca três palmitos em sortes de violino, bem executadas, mas que pouco acrescentaram à lide.

Para a pega, José Maria Bettencourt, cabo do Aposento da Moita, resolveu dar o exemplo à sua rapaziada e abriu praça para motivar as hostes. Forcado elegante, que sabe estar, citou com classe, deu vantagens ao touro como o Aposento da Moita sempre dá, mandou da investida do oponente. O touro arrancou com pata, investiu com força mas sem maldade, e Zé Maria agarrou-se com ganas. O touro entrou pelo grupo dentro e quando todos davam a pega como consumada, eis que o touro consegue fugir ao grupo, valendo uma preciosa ajuda de Bernardo Cardoso, o 2.º ajuda, que abafou o touro, levando a que a pega se consuma-se com brilhantismo.

Volta para Diego Ventura e José Maria Bettencourt.

 

2º Touro da ganadaria Juan Pedro Domecq, pesava 490 quilos, e foi lidado pelo matador Roca Rey

Muita era a expetativa na Moita para ver Roca Rey. Temia-se que viesse cansado, pois tinha toureado horas antes dois touros em Cáceres, onde abriu a Porta Grande. Saiu de imediato para a Moita, num helicóptero especialmente fretado para o efeito. Mas o adiantado na hora, e com o anoitecer, o Helicóptero foi obrigado a aterrar em Évora, tendo o resto do caminho sido feito de táxi até à Moita, onde chegou já depois da hora prevista para o início da corrida. Deu o segundo quite ao matador português Cuqui, que estaria de reserva ao matador espanhol.

Perante um touro com pouca força, mas que servia razoavelmente para a função, efetuou uma faena completa, toureando por ambos os pitóns, sacando tudo o que o touro tinha e que não era muito.

Roca Rey esteve de facto muito por cima do touro, tendo o público da Moita sublinhado a faena com calorosos aplausos, podendo-se dizer que triunfou nesta 1.ª lide.

Ficou água na boca, para as duas lides seguintes.

Roca Rey – Volta

 

3º Touro da Ganadaria de Maria Guiomar C. Moura acusou na balança 515 quilos e foi lidado por Diego Ventura

 

Voltou Diego Ventura para enfrentar o 3.º touro da noite. Como é seu timbre, Ventura montano o "Anejo" voltou a receber o touro de forma extraordinária, dobrando-se muito bem com ele. Crava um primeiro ferro polémico, muito à Rojoneio, não indo de frente para o touro, mas "enrolando-se", para deixar o ferro. Escutou os primeiros assobios, pois aquilo significa muito pouco em terras lusas. O segundo comprido, sem ser nada do outro mundo, foi claramente melhor.

Trocou de cavalo, indo buscar outras das suas estrelas, o cavalo Sueño. Conhecendo bem o toureiro e aquele cavalo, a expetativa subiu muito na moita, até porque este segundo touro de Ventura, era mais franco de investida, por vezes queria comer o cavalo, e anunciava uma excelente lide e um excelente espetáculo. E a dupla Ventura – Sueno não desiludiu. Novamente se assistiu a uma brega brilhante, tendo a mudança relativamente à lide anterior ocorrido na cravagem dos ferros que agora foi mais clara, mais cingida, tendo os ferros, sido todos cravados de alto a baixo, e as distâncias entre touro e cavalo sido muito curtas.

Diego Ventura foi buscar o Roneo e com o touro mais cansado, fez o que parecia impossível, que foi encurtando ainda mais as distâncias, ligando ainda mais a lide aí então, distâncias quase invisíveis e um toureio muito ligado. Cravou um único ferro com este cavalo, depois de uma preparação extraordinária, deixou um enorme ferro, o melhor até este momento, tendo rematado a lide com enorme classe.

Uma lide de excelente qualidade, melhor que a anterior, e que mostrou que Ventura vinha para comer tudo.

Ventura a top, premiado com sonoras ovações, escutando música logo após o primeiro curto.

 

Para a segunda pega da noite, saiu Nuno Inácio, que aparentemente se despediu esta noite. Esperamos que não, Nuno Inácio é hoje um dos forcados estrelas do Aposento da Moita e nesta fase de transição e de reconstrução do grupo, o grupo precisa dele por mais tempo. E Nuno Inácio demonstrou todos os seus recursos. Mandou na lide, deu vantagens e mesmo não entrando bem na reunião, com sabedoria e principalmente devido à sua grande experiência e aos muitos touros pegados, corrigiu, emendou a sua entrada mais deficiente e com o grupo a ajudar bem, consumou bem a segunda pega.

Volta para Diego Ventura e Nuno Inácio.

 

4º Touro da ganadaria Juan Pedro Domecq, pesava 505 quilos, e foi lidado pelo matador Roca Rey

 

O touro de Juan Pedro Domecq, era claramente inferior ao saído em primeiro lugar para Roca Rey. Com menos cara, menos trapio e menor transmissão, não anunciava nada de melhor.

Roca Rey bem tentou, conseguiu mesmo sacar alguns lances de capote e alguns passes de muleta, mas nada de significativo.

Andou bem o matador, mas perante a falta de qualidade do oponente, era difícil o sucesso, ou sequer, fazer algo, que no futuro, recordássemos.

 Volta concedida a Andrés Roca Rey, certamente apenas pelo seu labor, já que muito pouco ficou desta faena.

5º Touro da Ganadaria de Maria Guiomar C. Moura acusou na balança 550 quilos e foi lidado por Diego Ventura

Regressou à arena Diego Ventura para lidar o seu terceiro toiro o quinto da corrida. Tal como todos os touros saídos a Ventura, pertencia à ganadaria de M. Guiomar Cortes de Moura. E foi o melhor touro da noite.

Ventura recebe-o como recebeu os outros três, dobrando-se bem com ele e cravou dois bons compridos, os seus dois melhores compridos desta sua passagem pela noite. Dois compridos a abrir o quarteio e a cravar em reuniões ajustadas, de cima a baixo, como manda a cartilha.

Foi trocar de cavalo, fazendo entrar na arena o "Fino", cavalo que em terras lusas, não tinha ainda a fama do "Nazari" e do "Sueno". Não tinha, porque depois desta atuação, certamente passará a ter.

Ventura e o Fino montaram positivamente o taco. Os ferros foram-se sucedendo e cada um era melhor que o anterior, sendo que a cada reunião, o público levantava-se para a aplaudir. Bem a preparar o ferro, esperando enormidades, depois com batida ao pintón contrário, deixava os ferros cravados em reuniões onde não cabia coisa alguma e rematava com piruetas ajustadas na cara do touro e com o touro a andar., a querer marrar. Extraordinário.

Toda a lide fica para recordar, mas mesmo assim, não podemos deixar de destacar o terceiro curto, quando depois de citar e com o touro a investir, aguentou uma barbaridade, recuou na cara do touro e nos médios, faz uma batida ao piton contrário e deixa um ferro de compêndio, só ao alcance dos sobredotados, que montam cavalos sobredotados. Verdadeiramente extraordinário.

Depois o ultimo ferro da corrida. Ventura chamou à praça a cavaleira Mara Pimenta que era a sua substituta, como se fosse possível. Mara entrou na arena da Daniel do Nascimento num momento muito difícil para qualquer toureiro experiente, mais ainda para ela, dado a entusiamo que se vivia com a lide de Diego Ventura. Mara cravou um primeiro ferro muito deficiente, Ventura apercebeu-se e mandou-a cravar um segundo. Mara cravou então o segundo, melhorzito, mas ainda algo deficiente. 

Ventura foi então com o Fino para cima do touro que estava encostado a tábuas. Parou o cavalo a três, quatro metros do touro. Nem o touro, nem o cavalo mexiam. Só Ventura gritava tentando provocar a investida do touro. O tempo parou. Não sei se segundos ou minutos. A praça calou-se. Eis que o touro arranca e numa caixa de fósforos das pequenas, o Fino faz a batida ao piton contrário, Ventura deixa o ferro, roda por dentro, encostado a tábuas e quando o touro se vira para o perseguir, faz uma pirueta na cara do touro. A Daniel do Nascimento veio abaixo.

Ventura agarrou-se à cabeça, como a dizer "meu Deus o que fiz eu" e depois como cavaleiro experiente, sabendo que lhe iam pedir mais um ou mais dois ferros, desmonta-se, pede um aplauso para o cavalo, mandando também Mara Pimenta sair da arena, dano a lide por terminada.   

Lide apoteótica.

Para a cara do quinto da noite, foi o forcado Leonardo Mathias. Citou com classe, provocou a investida do touro, o qual arrancou para comer o grupo. O forcado não se conseguiu fechar e foi desfeiteado.

Voltou lá à segunda tentativa. Fez tudo igual. O touro também voltou a fazer tudo igual. Arrancou com pata, com vontade de comer o grupo. Desta vez Leonardo alapou-se ao touro, fechou-se com ganas, o grupo ajudou com garra e a vontade dos forcados, foi maior que a do touro, consumando a pega.

Volta para Diego Ventura e para o forcado Leonardo Matias. Finda a volta e devido à insistência do público, o diretor de corrida autoriza Diego Ventura a mais uma volta. Ventura chama o forcado e ele aceite e dão os dois uma segunda volta.

Este mal o forcado. A volta devida ser unicamente para Ventura. A pega foi enorme, mas não para duas voltas.

E a corrida devia ter acabado aqui.

 

6º Touro da ganadaria Juan Pedro Domecq, pesava 510 quilos, e foi lidado pelo matador Roca Rey

A última atuação da noite foi novamente para o matador Andrés Roca Rey.

Não se passou nada. Perante um touro sem cara, sem trapio, até um pouco "avacalhado", sem condições de lide, não havia possibilidades de sacar fosse o que fosse.

Não há nada para contar relativamente a esta lide e a este touro.

Andrés Roca Rey não deu volta.

 

Bom jogo dos touros de Maria Guiomar Cortes de Moura que saíram em crescendo, sendo o último o melhor, touros que possibilitaram um enorme triunfo a Diego Ventura.

Um curro sofrível o enviado à Moita pelo ganadeiro espanhol Juan Pedro Domecq. Salvou-se o primeiro do lote de Roca Rey, o único que permitiu ao jovem matador peruano, mostrar um pouco do seu enorme valor. Os outros dois, o quarto e sexto da corrida, principalmente este último, não tinha qualquer qualidade para ser corridos em praça.

Por último, uma palavra para o Grupo de Forcados do Aposento da Moura, que partilharam o cartel com dois figurões do toureio mundial, e não se acobardaram. Foram para cima dos touros e demonstraram que estavam ali, para sair por cima dos oponentes, como viria a acontecer. Bem o cabo José Maria Bettencourt, que a decidir que tinha de ser ele a dar o exemplo e a abrir praça pelo grupo, já que é assim que fazem os lideres. Nos momentos a doer, quando não se pode falhar, quando a responsabilidade aumenta, cabe-lhes a eles assumirem-se. É por isso que lideram o grupo, é isso que o grupo espera deles. Depois a dedicar a sua pena a Diego Ventura e a Roca Rey, dizendo-lhes que estavam na casa dele, que eram bem vindos, mas que não queriam apenas fazer parte do cartel. Queriam ser protagonistas. E foram.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

A vergonha de todos

Para a PSP existe um sinal de alarme tremendo; o recrutamento tem um problema grave.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8