Fernando Medina
Presidente da Câmara Municipal de LisboaA inauguração do novo Jardim de Infância e Escola Básica Maria Barroso, bem no coração do centro histórico de Lisboa, é um momento pleno de significado para a cidade. Desde logo porque reforçar a rede pública de educação é um instrumento insubstituível para a promoção da igualdade de oportunidades para todos e para o avanço de uma sociedade digna.
Ao mesmo tempo, reforçar a oferta de equipamentos de qualidade é condição essencial para a sua habitabilidade e repovoamento do centro histórico. Esta zona tem passado por uma transformação profunda. De zona degradada sem vida, passou a um dos centros por excelência de atração turística.
E se ninguém razoavelmente pode aspirar a um regresso ao passado, uma visão com sentido de futuro deve ter por base a multifuncionalidade do centro histórico. Dito de outra forma, é essencial continuar a investir no renascimento do centro como local de residência, trabalho e lazer para todos. A nova escola junta-se à moderna Unidade de Saúde Familiar do Martim Moniz, recentemente aberta e que serve 14 000 pessoas, aos espaços públicos recentemente requalificados, a que se juntarão os parques infantis no renovado Campo das Cebolas ou os primeiros 126 fogos de renda acessível na rua de São Lázaro. É com projetos como estes que se constrói uma cidade em que se quer viver, trabalhar ou visitar.
Mas a inauguração da Escola Maria Barroso, no dia em que comemoraria 92 anos, tem um outro significado profundo. O de prestar tributo a uma personalidade ímpar da nossa vida cívica, política e cultural. Maria Barroso foi a todos os títulos uma portuguesa ímpar. Travou, ao longo de toda a sua vida, antes e depois do 25 de Abril, combates pela liberdade, cultura, educação, solidariedade e dignidade humana. E fê-lo com uma determinação elegante, traço do seu carisma, que a todos marcou.
E se cada um que a conheceu destacará traços próprios da sua vivência, há certamente um que sobressai: o de educadora. Foi durante décadas a alma do Colégio Moderno, escola de referência na cidade e o seu nome ficará de hoje em diante ligado a uma escola pública que se quer de excelência. Esta é, pois, uma homenagem plena de significado: um testemunho de esperança e um ato de confiança no futuro dos mais jovens e de Portugal.
Um domingo decisivo
A2ª volta das presidenciais francesas é já domingo. São eleições decisivas para a Europa, pois se de um lado está um candidato que se propõe refundar a União Europeia (UE), do outro está uma candidata que no fundo quer acabar com a UE, e que todos os dias cresce nas sondagens.
Neste momento, a média dos estudos de opinião indica que em cada 10 franceses que vão votar, quatro votam Le Pen. O resultado pode ser ainda pior, dado o elevado nível de mobilização dos seus eleitores. Em 2002, Le Pen (pai) também foi à segunda volta mas não passou dos 20%. Agora, a filha pode duplicar os votos da primeira volta.
Como chegámos aqui? Claramente, a chamada frente republicana, que juntava a direita democrática à esquerda radical contra a extrema-direita, não está a funcionar. Macron é claramente favorito, mas um resultado tão forte da extrema direita mostra um país profundamente dividido, uma legitimação do discurso protecionista e xenófobo e coloca dificuldades à execução do seu ambicioso programa, dependente da maioria que se venha a formar no Parlamento.
Dia do trabalhador
Foi um dia do trabalhador mais risonho do que em anos anteriores: o desemprego já está abaixo dos 10%. A redução deveu-se à criação de emprego e não à desistência ou à emigração. Mas ainda é uma taxa demasiado alta e ainda temos de superar o excesso de precariedade e o défice de qualificação.
Miguel Portas
Miguel Portas foi condecorado a título póstumo com a Ordem da Liberdade, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por proposta do primeiro-ministro, precisamente no dia do seu aniversário: 1 de maio. Justa homenagem à memória de um homem de convicções e diálogo.
160 anos da ANL
Lisboa Capital Atlântica faz--se de muitas iniciativas e de muitas instituições. A Associação Naval de Lisboa é uma dessas instituições. No passado sábado terminaram da melhor maneira as celebrações dos seus 160 anos com um grande desfile náutico e com a entrega da Ordem do Infante D. Henrique.
Indie Lisboa arranca com a sua 14ªa edição
A força cultural de uma cidade vive da capacidade de gerar novas iniciativas mas também de consolidar marcos no calendário. O Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, conhecido por todos como IndieLisboa, que já vai na sua 14ª edição, é um bom exemplo disso mesmo. Arranca hoje e vai passar por espaços como o renovado Capitólio, com a qualidade de sempre.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Foram críticas subtis que contrastam com a verborreia imprudente dos líderes europeus eleitos.
Guerras, agressões e acusações mal fundadas: há muito de que ter vergonha.
O queniano Sabastian Sawe protagonizou algo sobre-humano e voou por entre os participantes da Maratona de Londres.
Guardião solitário de uma balança descompensada.
Há quem reze para que não haja ataque à Academia na semana que antecede a Taça de Portugal.
Seria desonesto Mourinho sair do Benfica ao abrigo de cláusula criada para as eleições.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.