Sócrates puxa por Costa no debate
Sócrates reúne amigos para ver debate, seguido por 3,4 milhões.
"Dá-lhe agora, dá-lhe agora", exclamou Sócrates à medida que o debate se desenrolava e a prestação de António Costa ganhava consistência. "Levantou-se e sentou-se várias vezes", confidenciou ao CM um dos presentes, num relato que parecia um jogo de futebol.
No final, José Lello fez a síntese do jantar: "Eu achei que Costa ganhou 7-3. Mas o engenheiro Sócrates disse que foi por 8-2. Houve muitos golos." Já André Figueiredo revelou que Sócrates era o "mais eufórico" na mesa. Durante o debate, Sócrates recebeu muitos telefonemas.
Passos só ganha entre as mulheres
O primeiro-ministro e líder da coligação ‘Portugal à Frente’ (PSD/CDS-PP) só ganhou o debate com o líder do PS entre o eleitorado feminino, segundo revela uma sondagem CM/Aximage realizada logo após o frente a frente televisivo, transmitido pelas três televisões de sinal aberto, RTP, SIC e TVI, anteontem à noite.De acordo com o resultado global da sondagem, que teve 152 entrevistas telefónicas efetivas, 72 homens e 80 mulheres, e uma margem de erro de 8%, à pergunta "Quem ganhou o debate?", 40% responderam António Costa, 35,7% Passos Coelho e 16,3% deram empate. Contudo, na análise da sondagem por segmentação, isto é, tendo em consideração idade, região e sexo dos entrevistados, verifica-se que a maioria das mulheres considerou que Passos Coelho teve uma melhor prestação do que António Costa: 46,9% contra 37,1%. Pelo contrário, os homens preferiram o desempenho de Costa, 60,5% contra 22,9% de Passos.
Relativamente à idade dos inquiridos, o líder do PS também foi o preferido, tanto nos maiores de 45 anos como abaixo dessa idade. Aliás, foi no eleitorado abaixo dos 45 anos que o líder do PS teve o segundo melhor resultado na sondagem: 54,2% contra 36,1% de Passos. De registar que foi nesta faixa etária que se verificou a menor percentagem dos que acharam que foi um empate: 9,7%.
O debate televisivo entre Passos e Costa foi o único na campanha e teve uma audiência histórica: foi visto por mais de 3,4 milhões de telespectadores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt