Hastear da bandeira ao som do hino nacional dá inicio às comemorações dos 111 anos da Implantação da República
Celebração começa com a chegada do Presidente da República à Praça do Município, em Lisboa.
A cerimónia de celebração dos 111 anos da República Portuguesa realiza-se esta segunda-feira, dia 5 de outubro, na Praça do Município, em Lisboa.
A celebração começa com a chegada do Presidente da República e com a força da parada da GNR a prestar continência a Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto este se dirige para a varanda do Salão Nobre.
Uma vez na varanda e ajudado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Marcelo procede ao ato solene de hastear a bandeira ao som do hino nacional, tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana.
Fernando Medina discursa pela última vez enquanto presidente da Câmara de Lisboa
"A República foi e é uma ideia", começou por dizer Fernando Medina explicando que o 5 de outubro é uma celebração "da liberdade" e da "igualdade", não sendo apenas uma "invocação histórica".
Fernando Medina aproveitou também para deixar alertas contra o crescente "radicalismo" e "populismo" mencionando que "ambos são caminho para desagregação" da democracia.
"O sinal que Lisboa hoje dá, juntando nesta cerimónia oficial de comemoração do 5 de Outubro, na sua Câmara Municipal, o presidente cessante e o presidente eleito, reafirma a democracia e os seus princípios fundamentais, valorizando o que deve ser comum a todos os que a servem e que tem de estar acima das divergências políticas e dos estados de espírito pessoais", declarou ainda Fernando Medina.
Na sua despedida enquanto presidente de Câmara fez um apelo à união dos políticos e agradeceu ao povo de Lisboa despedindo-se "com um sentimento de dever cumprido" e "votos de sucesso" para o seu sucessor.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt