Ana Gomes vai avançar para as presidenciais e direita fica à espera
Candidatura da socialista divide partido e ofusca apresentação da bloquista Marisa Matias.
"Serei candidata." Foi desta forma que Ana Gomes confirmou ao ‘Público’ que avança para a corrida a Belém, remetendo a explicação da candidatura para amanhã, na apresentação oficial, em Lisboa. A decisão está a dividir o PS, partido de que a ex-eurodeputada é militante. O primeiro a reagir foi o socialista Carlos Pereira. "Não voto Ana Gomes. Não sei o que fará o meu partido mas não apoiarei Ana Gomes", afirmou o deputado do PS-Madeira no Twitter. Já o antigo candidato presidencial Henrique Neto vai apoiar Ana Gomes, pois "se não houvesse esta candidatura, muitos portugueses seriam tentados a votar à direita no candidato do Chega". Também o ex-ministro Paulo Pedroso destaca que "o seu posicionamento é de uma grande independência".
Quem não viu com bons olhos a candidatura foi o líder do Chega e candidato presidencial, André Ventura. "Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum", afirmou à Lusa.
Quanto à direita, PSD e CDS vão aguardar pelo atual Chefe de Estado. "Percebe-se que quem está no exercício da função queira adiar o mais possível para não haver confusão entre Presidente e candidato", afirmou Rui Rio, no Porto. Também Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, prefere esperar para ver, salientando que "a direita tem um presidente: Marcelo Rebelo de Sousa".
Do lado do PCP, Jerónimo de Sousa descartou a possibilidade de ser o candidato comunista. "Teremos um outro candidato ou candidata, que será apresentado a 12 de setembro." Já Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, faz hoje a apresentação oficial, em Lisboa.
SAIBA MAIS
6é o numero de candidatos presidenciais até ao momento: a socialista Ana Gomes, André Ventura, do Chega, a bloquista Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves, do Iniciativa Liberal, Bruno Fialho, do PDR, e Tino de Rans, do partido RIR.Apoio do PSA Direção Nacional do PS não comentou oficialmente a candidatura de Ana Gomes. De recordar que, em maio, António Costa deixou no ar a intenção do partido apoiar uma recandidatura do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt