António Costa em Kiev para assinalar o terceiro aniversário da invasão russa à Ucrânia

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu no X.

20 de fevereiro de 2025 às 13:20
António Costa Foto: Johanna Geron/Reuters
Partilhar

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, anunciou, esta quinta-feira, que vai estar em Kiev, na próxima segunda-feira, para assinalar o terceiro aniversário da invasão russa à Ucrânia. 

"Segunda-feira, 24 de fevereiro, marca o terceiro aniversário da invasão russa em larga escala da Ucrânia. Decidi estar em Kiev para essa ocasião, com Ursula Von der Leyen, para reafirmar o nosso apoio ao heroico povo ucraniano e ao presidente democraticamente eleito Volodymyr Zelensky", afirmou Costa na rede social X.

Pub

Horas depois de delegações dos EUA e da Rússia se terem reunido em Riade para discutir como acabar com a guerra, deixando de fora Zelensky e os aliados europeus, o presidente ucraniano insistiu que nenhum acordo sobre a Ucrânia pode ser negociado sem a Ucrânia. Trump passou ao ataque: “Queixam-se de que ninguém os convidou. Eles tiveram três anos para acabar com isto... Nem sequer deviam ter começado, podiam ter feito um acordo”, acusou o Presidente dos EUA, defendendo ainda que a Ucrânia “deve realizar eleições” para escolher um novo Presidente, repetindo desta forma um dos principais argumentos da Rússia, que diz que Zelensky ocupa o cargo de forma ilegítima, já que o seu mandato terminou no ano passado.

Monday, February 24, marks the third anniversary of the Russian full-scale invasion of Ukraine. I have decided to be in Kyiv for that occasion, with @vonderleyen, to reaffirm our support to the heroic Ukrainian people and to the democratically elected president @ZelenskyyUA.— António Costa (@eucopresident) February 20, 2025

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar