Ativistas da flotilha vão ter de pagar viagem de regresso a Portugal

Governo já enviou a conta a Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves, que não sabiam que teriam despesa.

07 de outubro de 2025 às 18:43
Ativistas da flotilha vão ter de pagar viagem de regresso a Portugal Foto: Rui Minderico/Lusa
Partilhar

Os quatro ativistas portugueses que integraram a flotilha humanitária até Gaza e que foram detidos pelas forças israelitas vão ter de pagar a viagem de regresso a Portugal. A informação foi confirmada ao CM pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que já enviou a conta a Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves. 

"Foi hoje [esta terça-feira] enviado pelos serviços consulares o ofício com o valor integral do custo da viagem – encargo da responsabilidade dos cidadãos que integraram a flotilha", explica a tutela, sem especificar o valor dos encargos. 

Pub

Na prática, o Estado adiantou o montante, "por razões logísticas e de ordem prática (impossibilidade de comunicação prévia com estes cidadãos nacionais)", e tenta agora recuperá-lo. 

"A acompanhar o ofício seguiu também o Formulário de Pedido de Reembolso do custo da viagem que cabe a cada um, nos termos do regulamento consular", sublinha o MNE. 

Segundo apurou o CM, o documento ainda não chegou às mãos dos ativistas, que foram surpreendidos pela informação de que teriam de pagar o regresso ao País. Voltaram de Israel na noite de domingo. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar