BE preocupado com abstenção nas Europeias defende que é necessária uma reflexão

"Infelizmente, a indicação que temos é que vão se manter elevadas taxas de abstenção", lamentou Joana Mortágua.

26 de maio de 2019 às 19:42
Joana Mortágua, BE, parlamento, política Foto: Mário Cruz/Lusa
BE, Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, 35 horas, política, trabalho, economia, negócios e finanças Foto: Lusa
BE propõe regime para garantir autodeterminação da identidade de género nas escolas Foto: António Cotrim/Lusa

1/3

Partilhar

O BE manifestou este domingo preocupação com as previstas elevadas taxas de abstenção nas eleições europeias, considerando que é preciso "convocar toda a sociedade para uma reflexão sobre a democracia" e a necessidade de reforçar a participação nas urnas.

No quartel-general para a noite eleitoral do BE, no Teatro Thalia, em Lisboa, coube a Joana Mortágua uma primeira reação às projeções da abstenção nas eleições para o Parlamento Europeu.

Pub

"Nós estamos à espera da confirmação dos números de abstenção. Infelizmente, a indicação que temos é que vão se manter elevadas taxas de abstenção. É uma realidade que nos preocupa, é uma realidade que têm-se tornado muito evidente, sobretudo em eleições europeias", lamentou.

Por isso, na perspetiva da deputada bloquista, "tem que haver uma reflexão".

Pub

"Temos de convocar toda a sociedade para uma reflexão sobre a democracia e a necessidade de reforçar a participação democrática na ida às urnas", defendeu.

Joana Mortágua assegurou que "o BE tentou, ao longo desta campanha, fazer a sua parte, trazendo os temas europeus para a campanha, centrando esta campanha na importância das eleições europeias, sem cair em pequena política, sem cair em ofensas pessoais".

"Estas eleições são importantes e nós vamos agora aguardar serenamente o resto dos resultados", disse apenas.

Pub

Joana Mortágua falou aos jornalistas pouco depois das 19:00, hora pela qual a líder do BE, Catarina Martins, e a cabeça de lista do BE nestas eleições, Marisa Matias, chegaram ao Teatro Thalia, mas para uma sala reservada, onde estão longe da vista dos jornalistas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar