Câmara do Porto espera ter transportes grátis para residentes antes do fim de 2026
Gratuitidade dos transportes era uma das principais promessas de Pedro Duarte durante a campanha eleitoral.
O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, avançou que, ainda "antes do final de 2026", será possível avançar com a gratuitidade dos transportes públicos para os moradores da cidade, uma das principais promessas da sua campanha autárquicas.
"Como começámos a trabalhar muito cedo, e as reuniões têm corrido bem, eu acho que posso antecipar que vamos conseguir, antes do final de 26, sem grandes hesitações, mas ainda não tenho uma data", revelou hoje Pedro Duarte.
O autarca, que falava à margem de uma visita ao Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, garantiu que não falta "vontade" que a gratuitidade avance rapidamente e que agora estão a trabalhar nas questões técnicas.
Esta sexta-feira, o Jornal de Notícias avançou que o autarca já reuniu com a Empresa Metropolitana de Transportes para encontrar uma solução tecnológica para ser possível contabilizar as viagens.
"As pessoas compreendem, porque estas viagens sendo gratuitas, vão custar dinheiro. Portanto nós temos de as controlar, no sentido de as contar", explicou.
Ainda no período de pré-campanha às autárquicas de outubro, Pedro Duarte prometeu transportes gratuitos para todos os residentes na cidade, num investimento anual do município de cerca de 25 milhões de euros.
Para esta medida, que vai abranger toda a oferta de transportes na cidade, o então cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL, disse ser necessário um esforço financeiro do município, que seria financiado com recurso a programas europeus, ao aumento da taxa turística e da receita de estacionamento para não residentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt