CDU preocupada com a classe média "que está a ser expulsa" de Leiria
Candidato considerou a fixação dos jovens no concelho uma preocupação, pelo que entende que a passagem do Politécnico de Leiria a universidade deve ser apoiada.
O cabeça de lista da CDU à Câmara de Leiria, Nuno Violante, mostrou-se esta quinta-feira preocupado com a classe média "que está a ser expulsa" da cidade devido aos preços da habitação.
"Ontem, passeávamos na Avenida de Heróis de Angola, às 17h00, e parecia uma cidade deserta. De facto, precisamos de investir muito na habitação, a preços acessíveis, com arrendamentos acessíveis, para dar vida à própria cidade. Já não são apenas os trabalhadores das fábricas, mas é a própria classe média que está a ser expulsa da cidade e daí a nossa preocupação", adiantou à agência Lusa Nuno Violante.
À margem da visita ao mercado da Maceira, onde estiveram também outros partidos candidatos à Câmara de Leiria, o cabeça de lista da CDU sublinhou a importância de ter um "plano de requalificação urbana" para esta freguesia.
"Isso percebe-se pela falta de alguns espaços de sociabilidade, por alguma construção claramente desordenada".
Nuno Violante reforçou que a "grande aposta [CDU] é a Carta Municipal de Habitação, que é um instrumento muito mais sólido e mais robusto do que a Estratégia Municipal de Educação que não foi concretizada".
"Permite até aceder a financiamento do Estado central e, portanto, apostamos verdadeiramente nisso, no sentido de criar uma cidade onde haja, de facto, a coexistência entre serviços, as famílias e o comércio", sublinhou.
O candidato considerou ainda a fixação dos jovens no concelho uma preocupação, pelo que entende que a passagem do Politécnico de Leiria a universidade deve ser apoiada: "Esse processo, só por si, permite que muitos jovens leirienses não tenham de sair para estudar e depois já não voltam", adiantou.
Mas, "não basta passar o IPL a universidade", insistiu, frisando que "é preciso habitação a preços acessíveis, principalmente para os jovens que estão a começar uma vida independente".
Referindo-se à freguesia da Maceira, Nuno Violante destacou que há "outras questões a resolver, como o caso das pedreiras, eventuais núcleos museológicos e industriais que possam ser instalados para também dar vida à própria freguesia".
Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores sociais-democratas passaram depois a independentes.
São também cabeças de lista à Câmara de Leiria, nas autárquicas de dia 12, Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Nuno Henriques Barroso (ADN), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN), Paulo Ventura (Iniciativa Liberal) e Branca Matos (CDS-PP).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt