Futebol em dia de eleições
Pela primeira vez, os três grandes têm jogos no dia eleitoral.
Pela primeira vez, os três maiores clubes de futebol vão participar em jogos do campeonato no dia de eleições, a 4 de outubro. Partidos e Presidência da República estão descontentes com o calendário e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai tentar dissuadir clubes a adiar os jogos.
Cavaco Silva anunciou a data das legislativas a 22 de julho. Esta semana, numa reunião na sede da Liga, os clubes não encontraram outro dia para encaixar os jogos da 7ª jornada. Belém recusa comentar, mas o CM sabe que a sobreposição não é bem vista. Também os partidos ficaram incomodados.
Ao CM, o porta-voz da CNE diz que a lei é omissa. "Tem havido da parte das entidades resposta positiva para que não agendem eventos que levem a deslocações de grandes massas, para não gerar situações propícias a que as pessoas se abstenham", afirma João Almeida.
Passos Coelho evitou comentar o tema, mas diz esperar que "as eleições sejam o mais concorridas possível". "Não podemos obrigar os cidadãos a parar para dois dias de reflexão." Já o ex-líder do PSD Marques Mendes adianta ao CM que a situação é inédita, "mas não dramática". "Acho que não afetará muito a abstenção, as pessoas podem conciliar as duas coisas", conclui o comentador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt