Contas do Chega nas redes sociais partilham informações falsas com grafismos do Público e da Renascença
Estilo gráfico é muito semelhante ao dos sites destes órgãos de comunicação social, mas o conteúdo é falso.
Contas nas redes sociais ligadas ao partido Chega partilham informações falsas utilizando grafismos do jornal Público e da Renascença, avança o Público. Os conteúdos são originalmente publicados no Folha Nacional, o órgão do partido político.
De acordo com a mesma fonte, "trata-se de um técnica identificada por especialistas e que também tem sido usada pela Rússia para propaganda ou em burlas da Internet".
Uma das últimas publicações tinha como título: "Ventura diz que fogos vão parar quando não houver um incendiário em liberdade". O grafismo era muito semelhante ao do Público, mas o conteúdo não foi publicado no site do jornal.
Uma outra publicação dizia "Chega é o partido com mais notícias negativas. PS tem a melhor cobertura", com um estilo gráfico semelhante ao da Rádio Renascença
Ao Público, o Chega respondeu que "não copia grafismos nem os quer copiar, dado ser o partido com mais engajamento nas redes sociais". Em relação à desinformação, o partido afirmou que vai lançar "uma investigação para saber se as notícias são falsas ou não, nomeadamente as que correm em grupos do Whatsapp, Messenger ou Telegram".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt