Críticas de Sócrates a Costa caem mal no PS
Sócrates diz que nunca teria aceite ser PM sem ter sido eleito.
Nunca teria sido primeiro-ministro sem ter ganho as eleições", a frase é de José Sócrates, foi proferida durante uma entrevista à Antena 1, e vai diretamente como uma farpa ao coração da direção de António Costa.
Esta e outras críticas, como o facto de o antigo primeiro-ministro achar que o Governo se precipitou com o decreto sobre o BPI, bem como a sua deceção com a direção do PS por, ao fim de um ano e meio, continuar em silêncio sobre o seu processo judicial, não caíram nada bem no seio do partido que já liderou.
Já no Executivo e no PS, segundo fontes contactadas pelo CM, a entrevista do antigo primeiro-ministro foi ignorada. No essencial, os membros do Governo e do partido adotaram uma estratégia de desvalorizar as declarações de Sócrates para diminuir o efeito das mesmas.
Para lá da desvalorização pública, porém, há quem diga em privado que Sócrates está a tenra "uma chantagem desesperada mas inútil" sobre o PS e o Governo. Sócrates disparou também contra Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.
O ex-primeiro-ministro disse que há "um ganho" com Marcelo, mais simpático e espirituoso, que Cavaco Silva, que era "faccioso", mas sublinhou que Marcelo Rebelo de Sousa transforma a Presidência da República num alvoroço. O antigo primeiro-ministro deixa um aviso e diz que o atual Presidente da República não sabe guardar um segredo, "mas com a experiência, vai aprender".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt