DBRS alerta para risco de eleições antecipadas
As medidas de ajustamento orçamental parecem continuar asseguradas.
A agência de 'rating' DBRS considera que os resultados das eleições legislativas terão poucos riscos, uma vez que as medidas de ajustamento orçamental parecem continuar asseguradas, mas alerta para o risco de eleições antecipadas face a um governo minoritário.
De acordo com uma nota de análise da DBRS, "a formação de uma grande coligação parece improvável", considerando que "o resultado mais provável é um governo minoritário, liderado ou pelo PS, ou pelo PSD/CDS, o que pode aumentar o risco de eleições antecipadas".
No entanto, na mesma nota, a agência salienta que independentemente do resultado, "os riscos políticos são limitados, uma vez que o apoio aos partidos políticos com menos representatividade permanece baixo, apesar da oposição pública à austeridade".
"Com o apoio popular concentrado em torno nos partidos tradicionais [PS, PSD e CDS] que estão comprometidos com as obrigações europeias para Portugal, a DBRS considera limitados os riscos políticos resultantes das eleições, sem implicações diretas no 'rating' da dívida de longo prazo de BBB (low)", refere a agência de notação.
A DBRS assinala que uma vitória do PS nas eleições do próximo domingo pode traduzir-se "num ritmo mais lento de ajustamento orçamental", mas o partido continuará "a assegurar um nível razoável de continuidade das políticas" implementadas em Portugal durante os quatro anos do programa de ajustamento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt