Distribuição de lugares no hemiciclo do parlamento ainda sem consenso

Questão será alvo de projeto de deliberação elaborado pelo presidente da Assembleia da República.

05 de junho de 2025 às 17:36
AR Foto: António Cotrim/Lusa
Partilhar

A distribuição dos lugares no hemiciclo da Assembleia da República continuou esta quinta-feira sem reunir consenso na conferência de líderes e será agora alvo de um projeto de deliberação elaborado pelo presidente da Assembleia da República.

De acordo com novo porta-voz da conferência de líderes, o deputado social-democrata Francisco Figueira, "não houve acordo" em relação à disposição dos lugares dos deputados e o tema "será objeto de uma deliberação da Assembleia da República".

Pub

Francisco Figueira adiantou que compete ao presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, elaborar o "projeto de resolução "e, portanto, competir-lhe-á a ele a deliberação quanto a essa matéria".

Na última conferência de líderes, realizada na segunda-feira, o PSD passou a ter oito lugares na primeira fila do parlamento, quando na anterior legislatura tinha sete, mas a distribuição dos lugares no hemiciclo também não reuniu consenso.

Na terça-feira, na primeira sessão plenária da XVII Legislatura, da direita para a esquerda, a primeira fila do hemiciclo foi ocupada por cinco deputados do Chega, um do CDS, dois da Iniciativa Liberal, oito do PSD, cinco do PS, dois do Livre e um do PCP.

Pub

O problema mais complicado surgiu com a colocação dos deputados únicos do PAN e do JPP (Juntos Pelo Povo) que, proposta do PSD, passaram a ficar sentados na segunda fila imediatamente à esquerda do PS (ou seja, entre o PS e o Livre) e não, como se previa, entre as bancadas social-democrata e socialista.

Esta proposta do PSD, apesar de ter merecido acolhimento maioritário nessa conferência de líderes, foi contestada pelo PCP e, sobretudo, pelo Livre.

A líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, fez questão de abordar o tema na primeira sessão plenária da legislatura e pediu ao presidente do parlamento que o problema fosse resolvido, queixando-se que não consegue virar-se para trás e dialogar com a sua bancada, uma vez que os seis deputados não ficam sentados agrupados ao longo de três filas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar