Dois debates de urgência marcam regresso parlamentar nos Açores

Debates debruçam-se sobre a despesa pública e atrasos no pagamento de apoios por parte do Governo.

08 de setembro de 2025 às 17:20
Parlamento Regional dos Açores Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Dois debates de urgência, sobre despesa pública e atrasos no pagamento de apoios por parte do Governo, vão marcar os trabalhos da Assembleia Legislativa dos Açores, que recomeçam esta terça-feira, na cidade da Horta, após as férias de verão.

O primeiro debate, logo a abrir os trabalhos, é da autoria da bancada do Chega, composta por cinco deputados, e está relacionado com o aumento da despesa pública, que, no primeiro semestre deste ano, aumentou cerca de 9,4% em comparação com o ano anterior, embora as receitas só tenham crescido 2,4%.

Pub

O partido entende ser necessário que o executivo de coligação PSD, CDS-PP e PPM tome medidas no sentido de reduzir o volume da dívida regional, ou até mesmo de uma "reforma", que permita estancar o aumento da despesa nos Açores, tanto na Administração Regional, como no setor público empresarial.

O Chega quer também saber quais são os setores "mais problemáticos" na região e o que pretende fazer o Governo Regional, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, para equilibrar as contas públicas.

O segundo debate de urgência, que só deverá ocorrer na manhã de quarta-feira, é proposto pela bancada do PS - o maior partido da oposição nos Açores - e está relacionado com o atraso nos pagamentos dos apoios do Governo ao setor agrícola regional.

Pub

Os socialistas açorianos falam de um "permanente incumprimento das promessas" do executivo, nesta área, desde os prémios ao abate à compra de sementes, e de programas que nunca chegaram a avançar.

O grupo parlamentar do PS (23 deputados) diz ainda que o Governo da República, liderado por Luís Montenegro, está também em dívida para com a região em mais de 22 milhões de euros, relativos a apoios extraordinários para o setor agrícola, devido à guerra na Ucrânia, que nunca foram pagos.

A ordem de trabalhos desta sessão legislativa nos Açores, inclui ainda a discussão de propostas relacionadas com o Estatuto da Carreira Docente, com o acesso à interrupção voluntária da gravidez, com o transporte de táxi e com a medicina desportiva, entre outros.

Pub

O parlamento açoriano é composto por 57 deputados, em representação de seis forças políticas (PSD, PS, CH, CDS-PP, IL, BE, PAN e PPM).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar