Eleitores votam mais em função do candidato do que pela cor partidária em eleições autárquicas
Munícipes têm mais em conta as características pessoais do cabeça de lista do que o partido com que se identificam.
As características pessoais dos candidatos a presidente de câmara e o desempenho da autarquia têm mais peso no momento do voto do que a cor partidária.
Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos dedicado ao poder local, que incluiu 1070 entrevistas. Os dados mostram que o partido com que o eleitor mais se identifica é o fator que menos influencia o sentido de voto em eleições autárquicas. As propostas apresentadas pelas listas e o estado do País têm mais peso do que a cor partidária, mas o que mais influencia o voto é a pessoa que dá a cara, isto é, o cabeça de lista .
Deste modo, as candidaturas independentes não saem fragilizadas. A figura do presidente de câmara é percecionada como o principal símbolo do poder local, por mais de 60% dos inquiridos, com 44% a indicarem estar satisfeitos ou muito satisfeitos com as prestações daqueles que lideram atualmente os destinos municipais.
Se olharmos para as áreas em que os portugueses pedem mais intervenção por parte das autarquias, a saúde e a habitação lideram a tabela, com mais de 80% dos inquiridos a defenderem que as câmaras deveriam ter mais mão nestas duas áreas.
Destaque também para outros setores que apresentam valores acima dos 70%, como a promoção do desenvolvimento económico, a segurança, a ação social, os transportes e mobilidade, a educação e o clima e ambiente. Neste contexto, 51% dos inquiridos referem a prestação de serviços públicos de qualidade, ao menor custo possível, como a principal missão das autarquias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt