"Este é um combate de todos": Montenegro sobre os incêndios que estão a assolar o País
Ministra da Administração Interna refere que o que está a causar "dificuldade aos operacionais" nos fogos em curso são as características do terreno e não a falta de meios.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, estiveram reunidos com as autoridades na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para acompanharem a "situação crítica" dos incêndios, esta terça-feira. "Este é um combate de todos", começou por dizer o primeiro-ministro à saída do encontro.
Luís Montenegro reiterou ainda a importância de se seguirem as orientações das autoridades que estão no terreno, para que se "evitem a propagação de eventos que colocam em perigo a segurança".
Já a Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, começou por abordar os meios aéreos disponíveis, depois de questionada pelos jornalistas, ao qual respondeu que "o que causa dificuldades aos operacionais no terreno", não são os números, mas sim "as dificuldades de acesso" às zonas onde lavram as chamas. "Não ajuda nada estar a saber quantos meios aéreos faltam", reiterou a ministra.
Maria Lúcia Amaral afirmou que a reunião com as autoridades da Proteção Civil deu "uma pequena imagem da complexidade de todas as operações, que a maior parte das pessoas não dominam".
"É preciso compreender que intervir nestas circunstâncias pressupõe estudo, estratégia, habilidade, dedicação e muito risco", adiantou ainda Maria Lúcia Amaral.
A ministra da Administração Interna lamentou ainda todas as ocorrências ativas no País e explicou que determinadas situações possuem "caraterísticas que levam a que não se consiga o domínio imediato [do fogo]".
Avisando que todos têm de contribuir para que estes não ocorram, a ministra apelou à população que mude "práticas ancestrais", como a realização de queimadas para proteger a casa dos incêndios.
Maria Lúcia Amaral alertou ainda que, por exemplo no incêndio de Arouca, que está a preocupar as autoridades, há imagens de fogo-de-artifício ao fundo quando o fogo começou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt