Famílias poupam até 200 milhões no crédito à habitação

Clientes com Euribor a 3 e 6 meses e spreads entre 0,25% e 0,3% são beneficiados.

23 de março de 2018 às 01:30
Mariana Mortágua conseguiu o apoio do PS numa proposta dos bloquistas que estava parada há dois anos Foto: Lusa
Contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos três meses obrigam a um encargo médio mensal de 319 euros Foto: Direitos Reservados
habitação, mínimos, juros, economia, bancos, casa Foto: Ricardo Reis

1/3

Partilhar

As famílias vão poupar até 200 milhões de euros com a aprovação da lei que vai obrigar os bancos a absorverem o impacto da Euribor negativa no crédito à habitação. O PS e o BE chegaram a acordo para a aprovação de uma proposta bloquista que estava há dois anos parada no Parlamento. "É um avanço muito importante", diz Mariana Mortágua, que não consegue contabilizar o número de famílias que vão beneficiar.

As contas à poupança são do PS e baseiam-se na informação dada pelo governador do Banco de Portugal que, em 2016, calculava que a repercussão da Euribor negativa nos créditos iria gerar uma poupança de 700 milhões para os clientes.

Pub

Para já, nas contas do PS, os consumidores já terão poupado 500 milhões e deverão agora poupar mais 200 milhões. Com a Euribor a 3 e 6 meses negativa, os clientes com spreads entre 0,25 e 0,3% não estão a pagar juros mas apenas a amortizar capital.

Quando as novas regras estiverem em vigor, sempre que a diferença entre a Euribor e o spread der um valor negativo os bancos são obrigados a assumir a perda através de "um crédito, que pode ser liquidado quando os juros subirem", anunciou ontem João Galamba, do PS. 

Pub

PORMENORES 

Contratos "incompatíveis"

Associação Portuguesa de Bancos diz que o desconto da Euribor nos contratos de crédito à habitação e ao consumo é "incompatível com a natureza de um contrato mútuo oneroso".

Pub

Taxas em mínimos

A Euribor a 3 meses estava, segundo os últimos dados, nos -0,329%, a Euribor a 6 meses nos -0,272% e a Euribor a 12 meses nos -0,191%.

Efeitos da lei

Pub

A lei vai aplicar-se aos contratos em vigor. Em créditos que estejam a chegar ao fim, o valor é abatido ao capital em dívida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar