Governo assina protocolos com 89 municípios para recuperação de áreas protegidas

Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão a trabalhar com todas as regiões protegidas que tiveram incêndios.

24 de setembro de 2025 às 12:44
Bombeiros combatem incêndio florestal perto de Pedrógão Grande Foto: Pedro Brutt Pacheco
Partilhar

O Governo vai assinar protocolos com 89 autarquias para mitigar as consequências ambientais provocadas pelos incêndios em áreas protegidas, estando previsto um protocolo separado para Aljezur, anunciou esta quarta-feira a ministra do Ambiente.

Segundo Maria da Graça Carvalho, o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) "estão a trabalhar com todas as regiões protegidas que tiveram incêndios [neste verão] para assinar os protocolos a três anos" para a recuperação de infraestruturas e vegetação.

Pub

"Não estava ainda a região de Aljezur, agora vamos ter de fazer um protocolo separado para este incêndio", referiu, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Fundo Ambiental e a Autoridade de Gestão do Programa Regional Algarve 2030, no âmbito da estratégia "Água que Une", em Faro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar