Governo garante que lista de colocação de professores vai ser divulgada "esta semana"

Fernando Alexandre apelou aos diretores das escolas para começarem as aulas a 12 de setembro.

08 de julho de 2024 às 13:00
Ministro da Educação, Fernando Alexandre Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

O ministro da Educação garantiu esta segunda-feira que a lista de colocação de professores para o próximo ano letivo vai ser divulgada "esta semana" e apelou aos diretores das escolas para começarem as aulas a 12 de setembro.

A lista de colocação de professores "será divulgada esta semana, será publicada a lista de colocação dos professores. Nós estamos, em conjunto com todos os serviços do ministério, a fazer o melhor possível para que o planeamento e todas as fases que são necessárias, e são de bastante complexidade, para que o início do ano letivo possa decorrer com o máximo de normalidade", adiantou Fernando Alexandre.

Pub

Presente naquela reunião, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, mostrou-se agradado com o anúncio do ministro afirmando que "foi uma grande novidade, esta semana os professores e as escolas terão conhecimento de com que recursos humanos [podem contar], no caso das escolas e onde vão calhar, no caso dos professores, a partir do dia 01 de setembro".

"Os professores irão ter tempo para preparar as suas vidas e as escolas vão saber com que recursos humanos irão contar no próximo ano letivo, isso é positivo", considerou.

Fernando Alexandre apelou ainda aos diretores das escolas para que arranquem o ano letivo em 12 de setembro.

Pub

"Eles [os diretores] têm uma margem até dia 16 porque, obviamente, pode haver imponderáveis, mas são imponderáveis que devem tentar ser evitados porque quanto mais cedo começarem as aulas mais depressa começa o ciclo educativo e nós sabemos que as famílias têm essa necessidade e expectativa", disse.

Sobre o arranque do ano letivo, Filinto Lima lembrou que há muito por fazer, considerando que "este é um mês de muito trabalho para as escolas e também para a tutela. Espero que a tutela ajude as suas escolas".

"Eu estou convencido que no próximo ano letivo iremos ter um arranque positivo. Aliás, o anúncio de hoje foi importante, dizer que a lista dos concursos será conhecida por todos nós", salientou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar