Governo de Costa é um dos maiores desde 1976
Executivo vai contar com 41 secretários de Estado.
O executivo liderado por António Costa, que tomará posse na quinta-feira e integra 17 ministros, além do primeiro-ministro, é um dos maiores dos vinte Governos Constitucionais desde 1976, que tiveram em média 16 ministérios.
Maior que o Governo de António Costa, apenas existiu um: o executivo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Santana Lopes, que contava com 19 pastas, incluindo o lugar de primeiro-ministro.
O executivo de António Costa terá quatro ministras: Maria Manuel Leitão Marques, com a pasta da Presidência e da Modernização Administrativa, Constança Urbano de Sousa, na Administração Interna, Francisca Van Dunem, titular da pasta da Justiça, e Ana Paula Vitorino, que ficou com o ministério do Mar.
O número de ministérios do Governo de António Costa apenas foi igualado pelo segundo executivo de António Guterres e pelo executivo de Durão Barroso que no total, contando com o cargo de primeiro-ministro, tinham 18 pastas atribuídas.
Governo de Passos foi o mais curto da democracia
O executivo mais pequeno da história da democracia portuguesa foi o primeiro Governo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho que, quando tomou posse, a 21 de junho de 2011, tinha apenas 12 elementos, contando com o primeiro-ministro. Contudo, no final da legislatura, o executivo já contava com 15 pastas.
O executivo que quinta-feira terminará funções, o segundo Governo liderado por Pedro Passos Coelho, ficará também para a história, não pelo número de pastas, mas porque vai ser o mais curto da democracia portuguesa até hoje ao governar por apenas 28 dias.
Quanto ao número de secretários de Estado, o Governo de António Costa terá 41, mais cinco do que o último executivo de Pedro Passos Coelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt