José Luís Carneiro diz que Governo "falhou em toda a linha" na saúde
Para o líder do PS, o SNS é um pilar da democracia que está "abalado, na medida em que o Governo prometeu respostas" e atualmente a situação está "pior".
O líder do PS afirmou esta segunda-feira que o Governo "falhou em toda a linha" na saúde, depois de ter prometido "mundos e fundos" e ter dito que em 100 dias teria respostas para os problemas da emergência hospitalar.
Em declarações aos jornalistas em Braga, e no dia em que se assinala o 46.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), José Luís Carneiro admitiu que este sistema público de cuidados à população está "abalado".
"Está aqui mais um exemplo de uma matéria em que o Governo prometeu mundos e fundos e ao fim de um ano e meio o que se verifica é que o Governo falhou em toda a linha, nomeadamente na resposta à emergência hospitalar", referiu.
Para Carneiro, o SNS é um pilar da democracia que está "abalado, na medida em que o Governo prometeu que em 100 dias tinha respostas para os problemas da emergência hospitalar" e atualmente a situação está "pior".
"Só é possível solucionar de forma estrutural, de forma duradoura, as necessidades do Serviço Nacional de Saúde com um conjunto vasto de medidas, mas entre elas está a valorização dos cuidados de saúde primários, os cuidados na comunidade, os cuidados domiciliários, as consultas de especialidade programada nos cuidados primários de saúde, para evitar a sobre concentração nos cuidados hospitalares", advogou.
Disse ainda ser necessário "dar seguimento aos centros de responsabilidade integrada, por uma questão de gestão e de articulação de recursos que se encontram nas estruturas intermédias e nas estruturas hospitalares".
Além disso, defendeu o reforço do investimento para garantir que Portugal consegue "segurar" médicos e enfermeiros, que classificou como "os melhores profissionais" de saúde do mundo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt