Manuel Pizarro quer crianças do Porto com formação em Suporte Básico de Vida
Ex-ministro da Saúde espera poder contar com os Sapadores para "generalizar a formação" em SBV.
O cabeça de lista do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, disse esta sexta-feira querer que todos os estudantes das escolas da cidade tenham formação em Suporte Básico de Vida (SBV).
"Nós temos a ideia de fazer com que todas as crianças e jovens que frequentam as escolas do Porto tenham formação em suporte básico de vida. Isso será muito bom para a sua formação individual, mas também será uma garantia de que vivemos numa cidade mais segura, com maior capacidade de salvar vidas", declarou hoje Manuel Pizarro à Lusa, no âmbito de uma visita que realizou ao Regimento dos Sapadores Bombeiros, no Centro de Gestão Integrada do Porto.
Para isso, o ex-ministro da Saúde espera poder contar com os Sapadores para "generalizar a formação" em SBV, que consiste num conjunto de procedimentos que tem por objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorespiratória, até à chegada de ajuda especializada.
Na visita ao Centro de Gestão Integrada, Manuel Pizarro ouviu desejos de um aumento do número de bombeiros efetivos de 322 para 400 até 2028, ano em que o regimento completa 300 anos de existência, e também de mais facilidade no progresso na carreira.
À Lusa, o socialista reconheceu o trabalho "muito importante" do qual "muitas vezes as pessoas não têm consciência" feito pelos Sapadores.
"Estas pessoas têm que ser acarinhadas, nós temos que velar para que tenham boas condições de trabalho. Se há, na hierarquia do Regimento de Sapadores Bombeiros, lugares que não estão preenchidos, temos que velar para que eles sejam preenchidos, porque as pessoas têm direito à sua progressão profissional", considerou.
Para Manuel Pizarro, a progressão na carreira "estimula que a organização funcione melhor, com maior satisfação por parte de pessoas que dedicam muito da sua vida (...) a garantir a nossa segurança".
Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt