Marcelo discorda de Costa quanto à “leitura política” da não aceitação da demissão de Galamba
António Costa anunciou que não aceitou a demissão de João Galamba.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que discorda da decisão de António Costa, que não aceitou a demissão de João Galamba.
"O Presidente da República, que não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do Primeiro-Ministro, discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à perceção deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem", lê-se na nota publicada no site da Presidência da República.
"Entendo que não lhe é imputável pessoalmente qualquer falha. Este lamentável incidente, a todos títulos deplorável, é imputável única e exclusivamente a quem, tendo sido demitido, agiu violentamente sobre outras pessoas", diz António Costa sobre a atuação de João Galamba na demissão do ex-ajdunto.
João Galamba apresentou a demissão esta terça-feira mas António Costa acabaria por recusar a saída do ministro.
Quando questionado pelos jornalistas se não sentiu pressão para demitir João Galamba, António Costa referiu que não sentiu pressão e acrescenta que "quem é Primeiro-ministro não pode andar ao sabor da maré. "Eu acho que estaria a violentar a minha consciência e na dança do populismo [caso aceitasse a demissão]", diz António Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt