Milton Matos volta a ser cabeça de lista da CDU à Câmara de Águeda
Eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Milton Matos é o candidato à Câmara de Águeda pela CDU (PCP/PEV), numa recandidatura em resposta ao desafio que lhe foi lançado numa "decisão coletiva" no seio da CDU, como o próprio disse à Lusa.
O candidato, um profissional da área das novas tecnologias da informação que repete a candidatura de 2021, afirma ter aceitado o desafio por considerar que "a CDU é necessária ao município de Águeda, aos trabalhadores e à população".
Uma das preocupações apontadas por Milton Matos são as dificuldades no acesso à saúde, "com urgências frequentemente encerradas e falta de profissionais nos centros de saúde, o que causa constrangimentos, especialmente aos idosos", enquanto na educação "a delegação de competências trouxe problemas às escolas, com precariedade entre os trabalhadores e sobrecarga horária, colocando em causa o normal funcionamento".
No que diz respeito aos transportes e mobilidade, a oferta pública é considerada "insuficiente, mal desenhada e divulgada", pelo que a CDU defende "uma oferta consistente com as necessidades da população, tanto em termos de capacidade como de horários, com reforço da Linha do Vouga.
A habitação em Águeda é outra preocupação que o candidato partilha, "com valores exorbitantes e incompatíveis com a realidade da maioria dos trabalhadores" e defende por isso "o incentivo a movimentos cooperativos de construção e a construção a custos controlados para arrendamento".
"Relativamente ao emprego e economia local, Águeda continua com uma força de trabalho baseada em trabalho precário e baixos salários", critica Milton Matos, adiantando que a CDU propõe criar "apoios e estratégias de cooperação para que as micro, pequenas e médias empresas (MPME) possam inovar e criar emprego de qualidade".
Nas eleições autárquicas de 2021, o PSD coligado com o MPT obteve 44,77% e conquistou quatro mandatos no executivo presidido por Jorge Almeida, enquanto o PS foi o segundo partido mais votado com 29,52%, obtendo dois mandatos, e o CDS conseguiu um mandato com 13,04% dos votos.
Além de Milton Matos são já conhecidas as candidaturas de Cláudia Afonso (BE), Jorge Almeida (PSD/MPT), Antero Almeida (CDS) e Francisco Vitorino (PS).
As eleições estão marcadas para 12 de outubro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt