Negociação acelera até esta quinta-feira
Costa convencido de que haverá acordo com Bruxelas.
As negociações para fechar o Orçamento do Estado para 2016 vão acelerar até ao fim da semana. O primeiro-ministro António Costa já declarou estar convencido de que vai ser possível ter o braço de ferro com Bruxelas encerrado até à próxima quinta-feira, data em que o Conselho de Ministros espera aprovar o documento.
O Executivo vai também reunir-se nesta semana com os partidos à esquerda – PCP, BE e PEV–, de forma a alinhavar posições antes de o Orçamento do Estado para 2016 ser apresentado na Assembleia da República e em Bruxelas, sabe o CM.
Também ontem tanto o BE como o PCP saíram em defesa de António Costa, dando a entender que existe uma concertação de posições sobre a aprovação das contas públicas deste ano. Para além de Catarina Martins, que disse estar confiante num acordo com o Executivo, também Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, alertou para a "operação de chantagem" da troika sobre o Governo de Costa.
As reuniões entre Mário Centeno e as equipas da troika continuaram ontem, em Lisboa, tendo o ministro das Finanças mantido contactos permanentes com a Comissão Europeia.
Mais cautelosa, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu ontem, no Porto, existir uma "margem pequena" para o Governo negociar o Orçamento do Estado com Bruxelas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt