Nomeação de conselheiros de Estado em Diário da República
Designados pelo novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A nomeação dos cinco conselheiros de Estado designados pelo novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi publicada na segunda-feira à noite em Diário da República.
Marcelo Rebelo de Sousa nomeou para seus conselheiros de Estado António Lobo Xavier, antigo dirigente do CDS-PP, António Guterres, antigo primeiro-ministro, o ensaísta Eduardo Lourenço, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.
O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido por este e composto pelo presidente da Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e os antigos Presidentes da República.
Além destes membros, o Conselho integra cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.
A 18 de dezembro, a Assembleia da República elegeu Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP) para o Conselho de Estado, em resultado da votação de duas listas separadas, uma das bancadas da esquerda e outra da direita.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt