Parlamento madeirense discute Orçamento da Região para 2025
Orçamento tem um montante global de 2,5 mil milhões de euros.
O Orçamento Regional e o Plano de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Regional foram, esta segunda-feira, aprovados pela maioria absoluta dos deputados da coligação PSD e CDS na Assembleia da Madeira. A Coligação soma 24 parlamentares na Assembleia que é constituída por 47 deputados.
Toda a oposição absteve-se na votação das duas propostas.
Amanhã e depois haverá lugar ao debate sectorial, e a votação final global está marcada para sexta-feira. Recorde-se que em Dezembro do ano passado, a oposição que então detinha maioria, aprovou uma moção de censura que destituiu o Governo de Miguel Albuquerque, e originou as eleições regionais que se realizaram em Março.
Orçamento de 2,5 mil milhões de euros
O Orçamento tem um montante global de 2,5 mil milhões de euros, dos quais mil milhões são destinados ao investimento público.
O Governo revê em baixa o crescimento previsto para 2,2%, valor que no Orçamento chumbado em Dezembro passado era de 2,8%, uma redução que o executivo justifica com o impacto da “guerra” das tarifas.
O Orçamento prevê um excedente de 0,6% do PIB, que poderá este ano ultrapassar os 7 mil milhões de euros, sobretudo fruto do crescimento do sector turístico.
A votação final global está marcada para sexta-feira, mas a aprovação está garantida com a maioria de 24 deputados na ALRAM da coligação formada entre PSD e CDS/PP, saída das eleições regionais realizadas a 23 de Março, na sequência do Orçamento rejeitado em Dezembro de 2024.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt