Parlamento aprova isenções de portagens na A25 e em parte da A6 e A2

No caso da A6 e A2, a isenção só abrange pessoas com residência e empresas com sede em determinadas "áreas de influência" das duas autoestradas.

26 de novembro de 2025 às 17:28
Portagens Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O parlamento aprovou esta quarta-feira duas propostas do PS para isentar de portagens a totalidade da A25 Costa da Prata e Beiras Litoral e Alta, e em dois troços da A6 e A2, no Alentejo.

No caso da A25, haverá isenção "em toda" a extensão da autoestrada, prevê-se na norma aprovada esta quarta-feira durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Pub

Parte da A25 não implica custos para os utilizadores, mas "restou um pequeno troço onde se manteve a cobrança de portagens, pelo que se propõe agora corrigir esta incongruência, eliminando as portagens na totalidade da autoestrada A25", justificou a bancada socialista na iniciativa.

No caso da A6 e A2, a isenção só abrange as pessoas com residência e as empresas com sede em determinadas "áreas de influência" das duas autoestradas.

A isenção abrange os troços da A6 entre o nó A2/A6/A13 e Caia, e na A2 entre o nó A2/A6/A13 e Almodôvar.

Pub

A isenção funciona "através da utilização de dispositivo eletrónico associado à matrícula do veículo", segundo se prevê na iniciativa do PS.

Para se saber quem pode beneficiar da exclusão de pagamento, a legislação prevê que as áreas de influência compreendem, no caso da A6, "o território abrangido pelas NUTS III do Alto Alentejo e Alentejo Central" e, no da A2, "o território abrangido pelas NUTS III do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral".

A votação de uma outra proposta do PS sobre portagens foi adiada para o final da votação, que esta quarta-feira se encontra no quarto dia de votações na especialidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar