Pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado Joaquim José Pinto Moreira já deu entrada no Parlamento

Deputado social-democrata viu o seu nome envolvido na 'Operação Vortex' que investiga crimes de corrupção na Câmara de Espinho.

30 de janeiro de 2023 às 11:22
Joaquim Pinto Moreira Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira deu entrada no Parlamento na sexta-feira.

Pinto Moreira deixou recentemente a vice-presidência do grupo parlamentar social-democrata e a presidência da comissão parlamentar de revisão constitucional, após ter sido alvo de buscas domiciliárias no âmbito da operação Vórtex.

Pub

Esta operação resultou na detenção, no início do mês, do então presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis (PS), - que entretanto renunciou ao mandato -, de um funcionário desta e três empresários por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências na Operação Vórtex.

No âmbito desta operação, a residência de Joaquim Pinto Moreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho entre 2009 e 2021, também foi alvo de buscas e o seu computador e telemóvel foram apreendidos.

Pub

Joaquim José Pinto Moreira foi eleito deputado pela primeira vez nas legislativas de 2022, tendo chegado a vice-presidente da bancada social-democrata na direção de Joaquim Miranda Sarmento, já depois de Luís Montenegro assumir a presidência do PSD.

O deputado já afirmou várias vezes estar disponível para o levantamento imediato da imunidade parlamentar, se tal for solicitado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar