Pinto Luz recorda Pinto Balsemão como "social-democrata visionário" que marcou gerações

"País perdeu uma das figuras maiores da democracia, um homem de fortes princípios", referiu o ministro das Infraestruturas e Habitação.

22 de outubro de 2025 às 10:56
Miguel Pinto Luz Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, declarou esta quarta-feira que, com a morte de Francisco Pinto Balsemão, perdeu-se "uma das figuras maiores da democracia", um "social-democrata visionário" que marcou gerações.

"O país perdeu uma das figuras maiores da democracia, um homem de fortes princípios, fundador do PSD e convicto defensor da liberdade de expressão e de imprensa", declarou Pinto Luz numa nota de pesar enviada à Lusa.

Pub

Para o ministro, sendo um "social-democrata visionário, Francisco Pinto Balsemão marcou gerações, pela sua serenidade, inteligência e persistência no combate pela liberdade e sentido de serviço ao país".

"Neste momento difícil e de profunda tristeza, expresso a minha solidariedade e carinho à sua família e a todos os que com ele partilharam de perto a paixão por uma sociedade mais justa e democrática", lê-se ainda na nota.

Francisco Pinto Balsemão, antigo líder do PSD, antigo primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC, morreu na terça-feira aos 88 anos.

Pub

A notícia da morte do militante número um do PSD foi transmitida pelo presidente social-democrata e primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma reunião do conselho nacional do partido, em Lisboa.

Balsemão foi fundador, em 1973, do semanário o Expresso, ainda durante a ditadura, da SIC, primeira televisão privada em Portugal, em 1992, e do grupo de comunicação social Impresa.

Em 1974, após o 25 de Abril, fundou, com Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota, o Partido Popular Democrático (PPD), mais tarde Partido Social Democrata PSD. Chefiou dois governos depois da morte de Sá Carneiro, entre 1981 e 1983, e foi, até agora, membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar