Reforma média de 176€ aos 55 anos

Pensão antecipada só aos 60 anos de idade e 40 de descontos.

11 de fevereiro de 2016 às 02:00
Vieira da Silva Foto: Pedro Nunes/Lusa
Partilhar

O Governo já avaliou alguns pedidos de reforma antecipada de trabalhadores com idades entre os 55 e os 59 anos e, no mínimo, com 30 anos de contribuições, e alerta para os valores extremamente baixos das pensões a atribuir.Mas até lá, e embora o ministro desaconselhe, os trabalhadores podem pedir a reforma antecipada. De resto, desde outubro de 2015 que o podem fazer. O Governo não revelou o total de pedidos entrados.

Segundo revelou ontem o ministro Vieira da Silva, numa amostra de 294 pedidos de reforma antecipada, o valor médio da pensão a atribuir a um beneficiário com 55 anos é de 176 euros por mês. No caso de um trabalhador com 57 anos, o valor médio a receber sobe para 213 euros, e com 59 anos 398 euros.

Pub

Ou seja, o corte médio na pensão é da ordem de 50% a 60%. Perante estes cortes, o ministro reafirmou que vai publicar a ‘Carta de Decisão’ que permite, pela primeira vez, aos requerentes da pensão desistirem dos pedidos. O Governo vai congelar, a partir de março, a reforma antecipada para trabalhadores entre 55 e os 59 anos, só permitindo a partir de 60 anos de idade e 40 de descontos.

Mas até lá, e embora o ministro desaconselhe, os trabalhadores podem pedir a reforma antecipada. De resto, desde outubro de 2015 que o podem fazer. O Governo não revelou o total de pedidos entrados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar