Situação na Venezuela vai ser debatida na reunião do Conselho de Estado de 9 de janeiro
Donald Trump afirmou que os Estados Unidos da América vão "dirigir a Venezuela" até estar concluída uma transição de poder.
O Presidente da República reuniu-se este sábado com o primeiro-ministro e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, por videoconferência, sobre a situação da Venezuela, e foi acordado levar o tema ao Conselho de Estado de sexta-feira.
Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, a reunião do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro Paulo Rangel, aconteceu hoje ao fim da tarde "para analisar o futuro na sequência da situação na Venezuela e, em particular, no que diz respeito à muito numerosa comunidade portuguesa".
"Foi também acordado acrescentar este ponto à reunião do Conselho de Estado de dia 9 de janeiro", lê-se na mesma nota.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos da América realizaram um "ataque em grande escala" na Venezuela e que o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado à força do país.
Donald Trump afirmou que os Estados Unidos da América vão "dirigir a Venezuela" até estar concluída uma transição de poder e admitiu uma segunda ofensiva contra o país "se necessário".
O Governo de Caracas denunciou uma "gravíssima agressão militar" dos Estados Unidos, após explosões na capital durante a noite, decretou o estado de exceção e pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Marcelo Rebelo de Sousa convocou no fim de dezembro uma reunião do Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República, para 09 de janeiro, às 15:00, no Palácio de Belém, "para analisar a situação internacional, em particular a situação na Ucrânia", à qual agora juntou o tema da situação da Venezuela.
A Venezuela tem uma relevante comunidade emigrante portuguesa, em grande parte oriunda da Madeira.
O Presidente da República tem mantido "permanente contacto, desde a madrugada, com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros" e "falou também com o ministro da Defesa Nacional e o presidente do Governo Regional da Madeira", referiu à Lusa fonte de Belém.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt