Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

10 Junho: PR inicia comemorações com cerimónias institucionais

O Presidente da República inicia este sábado um fim-de-semana dedicado às comemorações do 10 de Junho, num programa que, além das cerimónias institucionais, inclui uma visita à Mouraria e um almoço com portugueses de sucesso.
9 de Junho de 2012 às 10:48
Cavaco Silva, Presidente da República
Cavaco Silva, Presidente da República FOTO: Pedro Catarino / Correrio da Manhã

O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, iniciou-se pelas 10h00, com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a depor uma coroa de flores no túmulo do poeta português, no Mosteiro dos Jerónimos.

Depois, Cavaco Silva e a mulher irão encaminhar-se para o Largo dos Jerónimos, onde embarcam no eléctrico da Carris n.º 15, com destino à Praça do Comércio.

Já na Praça do Comércio, ainda antes das 11h00, terá lugar a cerimónia do içar da bandeira e guarda de honra militar, seguindo-se a sessão solene de boas vindas da Câmara Municipal de Lisboa, no Pátio da Galé, com intervenções do presidente da autarquia, António Costa, e do Presidente da República.

Cerca das 11h30, irá ser inaugurada a exposição "O Fado e o Cinema" e, depois, será descerrada uma placa de homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao chefe de Estado.

Ao almoço, Cavaco Silva irá encontrar-se, na Fundação Champalimaud, com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas actividades profissionais.

Entre os convidados para o almoço estão os atores Diana Chaves, Joana Santos e Diogo Morgado, as medalhas de ouro no campeonato da Europa de canoagem 2011 David Fernandes, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, a judoca campeã da Europa Telma Monteiro, o presidente da associação dos jovens empresários, Francisco Maria Balsemão e o 'chef' José Avillez.

Os realizadores João Canijo e João Salaviza, o piloto Hélder Rodrigues, os arquitectos Marta Brandão e Mário Sousa, os investigadores Renata Gomes e Miguel Soares estão também entre os 28 convidados para o almoço.

Já ao final da tarde, cerca das 17h00, o Presidente da República irá visitar um dos bairros mais populares de Lisboa, a Mouraria, seguindo depois para uma recepção oferecida pelo presidente da autarquia, no miradouro do Chão de Loureiro.

No domingo, o dia começará com a tradicional cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, este ano na Praça do Império, onde Cavaco Silva fará o primeiro discurso do dia.

Pelas 11h30, no Centro Cultural de Belém, terá início a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com intervenções do presidente da comissão organizadora do 10 de Junho e do chefe de Estado, seguindo-se a tradicional imposição de insígnias a cerca de três dezenas de personalidades.

Às 13h00, já na doca de Pedrouços, Cavaco Silva irá assistir à cerimónia de largada da etapa de Lisboa da Regata Volvo Ocean Race.

Ao início da noite, no Palácio de Belém, terá lugar a sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático.

O programa oficial das comemorações do 10 de Junho terminará com um jantar oferecido pelo Presidente da República no jardim da Cascata do Palácio de Belém.

Cavaco Silva Presidente 10 de Junho cerimónias Mouraria almoço Dia de Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)