page view

"Presidente não deve ser um contrapoder"

Ministro da Saúde agradeceu visita de Marcelo ao São José.

28 de dezembro de 2015 às 02:00

Eleições presidenciais resolvem-se à primeira volta?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Eleições presidenciais resolvem-se à primeira volta?

Correio da Manhã – Uma das críticas que lhe fazem é que terá mais peso mediático do que institucional. Como responde?

Marcelo Rebelo de Sousa – O que é peso institucional? Peso institucional é experiência política.

Se nos lembrarmos da sua ida às Urgências do Hospital de São José, que contributo quis dar?

Fui lá dizer o seguinte: é preciso manter a confiança no Serviço Nacional de Saúde.

Se fosse Presidente, faria essa visita?

É evidente. Tenho a certeza de que neste caso vai haver um apuramento das responsabilidades. A razão de fundo tem que ver com o atraso da construção do Hospital Oriental.

"Presidente não deve ser um contrapoder"

São competências do Governo?

São. Tive o cuidado de pedir autorização ao ministro da Saúde e de transmitir o que ia dizer e se via algum inconveniente. O ministro disse que agradecia a intervenção.

Vai ter sempre em cima da mesa a folha da dissolução caso vença as eleições?

Não. A pior coisa que se pode pensar é 'ah, eu vou dissolver, eu quero dissolver'. Não. É exatamente o oposto. Quero que corra bem. Não é para desagradar ou agradar a quem quer que seja. A dissolução é para casos excecionais.

Se for eleito, está disponível para ir ao limite do quê?

Há uma coisa que eu não devo fazer: ultrapassar a Constituição. O Presidente não tem de ser um contrapoder.

Onde é que vai passar o Fim de Ano? Durante anos, vimo-lo a caminho do Brasil com Ricardo Salgado...

Há muitos anos que não vou a caminho do Brasil. São os meus netos que vêm a Portugal. Mas tinha um compromisso de pré-campanha, de ver como é que uma comunidade – Albufeira – tinha reconstruído o que foi destruído por uma calamidade natural.

É uma ação mediática...

Não é uma ação mediática. A minha ideia é visitar o que há a visitar e fazer a Passagem do Ano recatado. Não vou para o meio da praça aos berros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8