Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Aprovada nova proposta do CDS para criação de Centro Interpretativo da Base das Lajes

Iniciativa recolheu o apoio de todos os partidos com assento no parlamento açoriano.
Lusa 13 de Fevereiro de 2020 às 19:36
Base das Lajes
Base das Lajes FOTO: José António Rodrigues
A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta quinta-feira por unanimidade um novo projeto de resolução apresentado pelo CDS-PP a recomendar ao Governo Regional a criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes.

A iniciativa recolheu o apoio de todos os partidos com assento no parlamento açoriano, que reconhecem a importância "ao nível social, económico e cultural" da Base Militar das Lajes para a população local, como se lê na proposta apresentada, mas também para o panorama nacional e internacional.

Esta é a segunda vez que o CDS-PP apresenta uma proposta para a criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes.

O Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2019 já previa que o executivo açoriano iniciasse "os procedimentos necessários para a implementação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes", na sequência de uma proposta de alteração do CDS-PP, aprovada por unanimidade, em novembro de 2018.

No Orçamento do Estado para 2020 foram aprovadas verbas de 70 mil euros para a criação daquele centro.

O projeto de resolução do CDS recomenda ao Governo Regional dos Açores que "promova a concretização dos procedimentos necessários para a instalação do Centro Interpretativo da Base das Lajes e constitua uma comissão instaladora de gente independente e coordenadora", que integre representantes do Instituto Histórico da Ilha Terceira, da Universidade dos Açores e do Governo Regional.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)