page view

"Incompreensível a chamada do SIS": PSD pede esclarecimentos ao Governo

"Aquilo que o País precisa é que o primeiro-ministro preste todos os esclarecimentos", acrescenta.

29 de abril de 2023 às 13:06
A carregar o vídeo ...

'Incompreensível a chamada do SIS': PSD pede esclarecimentos ao Governo

O presidente do grupo parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, reagiu este sábado à polémica das mensagens divulgadas entre o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o ex-assessor, exigindo esclarecimentos ao primeiro-ministro, António Costa, em relação à intervenção do SIS [Serviço de Informações de Segurança].

"Incompreensível a chamada do SIS", afirma Joaquim Miranda sarmento. "Aquilo que o País precisa é que o primeiro-ministro preste todos os esclarecimentos", acrescenta.

O social-democrata deixa a questão: "que segredos, que informações, que comprometem o Governo é que esse computador tem que justifiquem a chamada do SIS?".

"É hoje claro das mensagens que são trocadas entre João Galamba e o seu ex-assessor, que o ex-assessor quis mostrar as notas da reunião entre o grupo parlamentar do PS e a ex-CEO [presidente executiva] da TAP nas vésperas da audição, o assessor quis mostrar essas notas, o ministro impediu que essa notas fossem divulgadas e só depois um comunicado que refere o nome do assessor é que este entendeu que devia entregar as notas", referiu.

O presidente do grupo parlamentar do PSD garante ainda que "quem foi apanhado a tentar mentir foi o ministro das Infraestruturas".

Joaquim Miranda Sarmento rematou que "qualquer português que tenha memória dos últimos 40 anos não encontra situações no Governo que atinjam este nível de gravidade".

O CM apurou que o ex-adjunto de Galamba envolveu-se em confrontos físicos com três pessoas do gabinete - uma das quais terá recebido tratamento hospitalar – e levou um computador para casa, o qual foi posteriormente recuperado e entregue ao SIS - Serviço de Informações e Segurança, que o vai agora analisar, em resultado de uma queixa do Ministério das Infraestruturas. Fontes do gabinete de Galamba disseram ao CM que chegou a ser partido um vidro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8