Primeiro-ministro irá assistir ao jogo dos oitavos de final da seleção nacional de futebol contra a Espanha, em Dallas, nos Estados Unidos.
PSD e CDS-PP iniciam, esta segunda-feira, jornadas parlamentares em Cascais (distrito de Lisboa), que terão como orador convidado o antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, mas não contarão com a presença do líder social-democrata e primeiro-ministro Luís Montenegro.
No domingo à noite, fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro informou que Montenegro irá assistir ao jogo dos oitavos de final da seleção nacional de futebol contra a Espanha, em Dallas, nos Estados Unidos, marcado para as 14h00 hora local (20h00 em Portugal continental).
Por essa razão, e ao contrário do que estava previsto no programa divulgado na sexta-feira, o presidente do PSD não estará na abertura das jornadas parlamentares conjuntas com o CDS-PP, em Cascais (distrito de Lisboa), às 14h30.
A sessão de abertura contará com a intervenção do presidente do CDS-PP e ministro da Defesa, Nuno Melo. O encerramento na terça-feira será feito, como previsto, pelo líder parlamentar do PSD e secretário-geral do partido, Hugo Soares, e do líder parlamentar do CDS-PP, Paulo Núncio.
As jornadas vão ter como mote "Governar com resultados" e servirão para antecipar o debate do estado da nação, marcado para 16 de julho, a última discussão política no parlamento antes das férias.
As jornadas arrancarão com uma visita às obras da nova linha circular do Metro de Lisboa, ainda na capital, com a sessão de abertura marcada para as 14:30 num hotel em Cascais, onde decorrerão os trabalhos.
Os trabalhos prosseguirão com um painel sobre saúde e educação, com a diretora executiva do grupo Luz Saúde Isabel Vaz e a diretora executiva e antiga deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa, moderado pelo deputado democrata-cristão João Almeida.
Num outro painel, como o tema "Estado da Nação: um olhar sobre Portugal" o orador vai ser o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares.
O primeiro dia de trabalhos fecha com a intervenção do antigo presidente do PSD e primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso, que falará sobre "A Europa, o Mundo, algumas reflexões a partir de Portugal" pelas 18:45, pouco antes do arranque do jogo da seleção nacional de futebol contra a Espanha.
Durão Barroso é militante do PSD desde 1980, pertenceu aos governos de Cavaco Silva onde foi subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, em 1985, secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação, em 1987, e ministro dos Negócios Estrangeiros em 1992.
Eleito presidente do PSD em 1999, sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa, foi reeleito em mais três Congressos, até ao verão de 2004.
Em março de 2002, o PSD venceu as eleições legislativas e formou governo com o CDS-PP, e Durão Barroso exerceu funções como primeiro-ministro durante pouco mais de dois anos. A 29 de junho de 2004 demitiu-se para assumir a presidência da Comissão Europeia, cargo que ocupou até 2014.
PSD e CDS-PP governam em coligação desde abril de 2024, em dois executivos liderados por Luís Montenegro, depois de oito anos de executivos do PS chefiados por António Costa, atual presidente do Conselho Europeu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.